[Salve, gente! Aqui vai mais um guest post. Excepcionalmente esta semana, publico dois. A ideia é ter contribuições variadas por aqui, alguns textos de pessoas que eu convido para escrever e outros de leitores que se candidatam. Esse é do Pedro Cizoto, mestre em estilos de cerveja e blogueiro no Que Não Falte Malte. Ele provou em primeira mão a Pingado IPA, cerveja feita pela Cervejaria Nacional em parceria com o cervejeiro americano Doug Odell. Confira.]
Com o intuito de cobrir uma série de eventos no Brasil, a importadora Tarantino trouxe em junho deste ano uma Comitiva de cervejeiros americanos da Brewers Association. O grupo, carregava nomes de peso como Dick Cantwell (Elysian Brewing), Steve Grossman (Sierra Nevada), Phin DeMink (Southern Tier Brewing) e Doug Odell (Odell Brewing).
> Cervejaria Nacional lança Musas do Verão 2014 em São Paulo
Doug Odell, em especial, teve uma agenda bem cheia participando da Brasil Brau, degustações guiadas, eventos como o Beer Ranch e Beer Train além de produzir quatro cervejas colaborativas: uma com a Bodebrown, duas com a Tarantino Brewing e a Pingado IPA, com a Cervejaria Nacional.
No caminho a Cervejaria Nacional, fiquei bastante intrigado com a proposta da Pingado IPA: como equilibrar o aroma intenso e refrescante de lúpulo que se espera de uma IPA com a torrefação e robustez do café? O que provei superou todas as expectativas.
Com uma coloração alaranjada, espuma firme e cremosa, a Pingado IPA já impressiona pela sua aparência viva. O café utilizado, chamado Espírito Santo 15, recebeu uma torrefação especial comandada pelo Coffee Lab, da renomada barista Isabela Raposeiras. Já o lúpulo de aroma escolhido foi o da variedade alemã Mandarina Bavaria, que carrega delicadas notas cítricas e florais.
O resultado no nariz foi impressionante: o café (muito mais pro coado que pro espresso) lembra amêndoas, frutas amarelas e aparece fresco, limpo (sem qualquer adstringência ou tosta grosseira), conversando com o amargor elegante e refrescante do lúpulo. O sabor traz um centro floral e lupulado, bem limpo. O álcool com 7,5% de teor parece nem estar lá.
Com notável equilíbrio e personalidade, arrisco dizer que a Pingado IPA é a melhor produção da respeitada Cervejaria Nacional.
Por ser sazonal, a leva limitada de 500 litros tende a evaporar das torneiras bem antes que gostaríamos. Corra para garantir a sua! A cerveja está a venda em chope apenas na Cervejaria Nacional, em São Paulo.
Nome: Pingado IPA
Estilo: American India Pale Ale
País de Origem: Brasil
Cervejaria: [Colaborativa] Cervejaria Nacional, Odell Brewing e Tarantino
IBUs: 40
Abv: 7,5%
Copo ideal: Pint
[O Pedro escreveu aqui porque eu convidei. Mas você também pode participar desse espaço. Envie para mim um resumo do assunto do qual pretende escrever pelo e-mail bardocelso@gmail.com. Aí combinamos tudo: forma, fotos, tamanho, prazos, etc. Claro, o assunto deve ter a ver com cerveja de algum modo e, também, e o texto deve ser de preferência inédito. Mas é bom lembrar que me reservo o direito de não publicar um texto, caso não fique de acordo com os combinados, ou mesmo de editar o material. Participe!]
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS