A partir desta quinta-feira (16), o Paraná vai contar com uma nova cervejaria. É a Way, dos sócios Alessando Oliveira – presidente temporário da recém oficialmente constituída Acerva-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná) – e Alejandro Winocur. Ela será lançada com uma comemoração no Clube do Malte, aqui na capital. A festa vai contar com as produções da nova cervejaria.
A novidade já foi cantada no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em novembro em Blumenau (SC), onde tive a oportunidade de provar as belas cervejas da Way. Como característica geral, todos os estilos produzidos são caprichados e muito agradáveis de beber (um ótimo drinkability). Meu destaque vai para a Umburana Lager, feita com chips da madeira brasileira. Ela fez tanto sucesso que acabou e não vai ficar pronta para a festa. Mas em breve ela volta.
Em Blumenau, conversei com o Alessandro sobre a novidade. Ele explicou a cervejaria é a realização de um sonho antigo. “Faço cerveja há mais de quatro anos. E sempre procurando ter produtos diferentes, mudar um pouco essa coisa que a grande indústria da cerveja acaba impondo pra gente. E a gente tem tanta cerveja de outros estilos e formas que tem de haver um espaço no mercado para trabalhar isso”, conta.
Sobre a linha de cervejas, Alessandro diz procurou criar num conceito bastante livre. “Nossos produtos muitas vezes não se encaixam em classificações convencionais. Temos uma Lager que é bem refrescante e na qual coloquei lúpulo alemão e americano, descaracterizando o estilo clássico. A Double Red Lager é um estilo que não existe em guias, sendo uma cerveja mais maltada, vermelha e mais seca no paladar. Há tembém a Cream Porter, que é uma Porter na qual vai aveia, ingrediente normalmente é usada nas Stouts e que dá mais cremosidade para a bebida. Além disso, e tem características de chocolate e caramelo”, descreve.
Além da Umburana Lager há ainda a American Pale Ale que é a única que se enquadra em uma classificação. “Ela foi feita com lúpulos americanos e passa para um processo de dry hop para dar mais aroma ainda”. Por fim, o carro-chefe da cervejaria até agora. “A Umburana Lager é a nossa grande criação. Ela é maturada com madeira, no caso a Umburana, que é bem brasileira, e dá uma suavidade para a cerveja”, conclui.
Além da comercialização em chope, a cervejaria também vai contar com garrafas – que devem começar a sair no início de 2011. Mais informações sobre a cervejaria em breve no site www.cervejariaway.com.br.
Acompanhe o Bar do Celso na web
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso
Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos –
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião