A partir desta quinta-feira (16), o Paraná vai contar com uma nova cervejaria. É a Way, dos sócios Alessando Oliveira – presidente temporário da recém oficialmente constituída Acerva-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná) – e Alejandro Winocur. Ela será lançada com uma comemoração no Clube do Malte, aqui na capital. A festa vai contar com as produções da nova cervejaria.
A novidade já foi cantada no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em novembro em Blumenau (SC), onde tive a oportunidade de provar as belas cervejas da Way. Como característica geral, todos os estilos produzidos são caprichados e muito agradáveis de beber (um ótimo drinkability). Meu destaque vai para a Umburana Lager, feita com chips da madeira brasileira. Ela fez tanto sucesso que acabou e não vai ficar pronta para a festa. Mas em breve ela volta.
Em Blumenau, conversei com o Alessandro sobre a novidade. Ele explicou a cervejaria é a realização de um sonho antigo. “Faço cerveja há mais de quatro anos. E sempre procurando ter produtos diferentes, mudar um pouco essa coisa que a grande indústria da cerveja acaba impondo pra gente. E a gente tem tanta cerveja de outros estilos e formas que tem de haver um espaço no mercado para trabalhar isso”, conta.
Sobre a linha de cervejas, Alessandro diz procurou criar num conceito bastante livre. “Nossos produtos muitas vezes não se encaixam em classificações convencionais. Temos uma Lager que é bem refrescante e na qual coloquei lúpulo alemão e americano, descaracterizando o estilo clássico. A Double Red Lager é um estilo que não existe em guias, sendo uma cerveja mais maltada, vermelha e mais seca no paladar. Há tembém a Cream Porter, que é uma Porter na qual vai aveia, ingrediente normalmente é usada nas Stouts e que dá mais cremosidade para a bebida. Além disso, e tem características de chocolate e caramelo”, descreve.
Além da Umburana Lager há ainda a American Pale Ale que é a única que se enquadra em uma classificação. “Ela foi feita com lúpulos americanos e passa para um processo de dry hop para dar mais aroma ainda”. Por fim, o carro-chefe da cervejaria até agora. “A Umburana Lager é a nossa grande criação. Ela é maturada com madeira, no caso a Umburana, que é bem brasileira, e dá uma suavidade para a cerveja”, conclui.
Além da comercialização em chope, a cervejaria também vai contar com garrafas – que devem começar a sair no início de 2011. Mais informações sobre a cervejaria em breve no site www.cervejariaway.com.br.
Acompanhe o Bar do Celso na web
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS