[Olá, pessoal. Essa é a coluna Bar do Celso sobre cervejas com frutas publicada na quinta-feira (13) na revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo. Espero que gostem.]
Fruit Beer é toda a cerveja que é feita com adição de frutas ou extrato de frutas, podendo ter diversos estilos tradicionais como base. São normalmente refrescantes, porque além do sabor e dulçor, trazem acidez para a bebida. As melhores cervejas desse tipo conseguem equilibrar de maneira agradável e harmoniosa esses elementos. Quando for escolher a sua, leia bem o rótulo e verifique qual é a fruta e o estilo-base, pois é nessa união que a mágica acontece. Ao degustar, preste atenção nos aromas típicos da fruta, do estilo da cerveja e como os sabores interagem na boca. E, claro, no dulçor inicial e na sensação refrescante que a acidez deixa após o gole.
Voltando às Fruit Beers, bons exemplares são as belgas Delirium Red e Kasteel Rouge, feitas com cereja, e Bacchus Frambozenbier, com framboesa. Da Inglaterra, você pode experimentar a Meantime Raspberry. Entre as nacionais, a Amazon Beer é uma cervejaria de Belém do Pará que se dedica a fazer cervejas com frutas amazônicas. Experimente a Witbier com taberebá e Red Ale com priprioca. Do Rio Grande do Sul vem a Coruja Baca, Amber Lager com pitanga. Do Paraná, a Bodebrown produz sazonalmente a Cerveja do Amor, uma Weizenbier com amora, que deve voltar ao mercado agora em março. Sazonal também será daqui para frente a Colorado Titãs, Brown Ale com laranja feita pela cervejaria de Ribeirão Preto para a banda.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Cabeça de Lula e "pancada" do BC põem dólar abaixo de R$ 6 – mas por pouco tempo
Enquete: Lula deveria se licenciar do cargo enquanto se recupera?
Discussão sobre voto impresso ganha força em Comissão da Câmara; assista ao Sem Rodeios
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS