[Olá pessoal. Toda a segunda quinta-feira do mês sai o Caderno Bom Gourmet, que tem um espaço reservado para cervejas. Este mês quem fez a matéria foi a colega Amália Dorneles sobre cervejas orgânicas. Reproduzo aqui, como foi publicado. Abraços.]
O frescor e a leveza das produções orgânicas
Novidade no Brasil, a cerveja orgânica é produzida com lúpulo e cevada cultivados sem componentes químicos ou fertilizantes. O processo de fabricação é o mesmo da comum, com a diferença de ser livre de compostos que não vêm exclusivamente da natureza, por isso é chamada de natural.
Com 4,8% de teor alcoólico, a marca europeia Honey Dew, única importada no país, leva mel orgânico fino em sua composição, dando um toque levemente adocicado. De cor dourada e textura mais encorpada, e menos amarga do que a comum, deixa a sensação de frescor no paladar. A Honey Dew trouxe para o Brasil o conceito Over Ice – tomar cerveja com pedras de gelo e limão – que acentua o sabor natural da bebida. Acompanha pratos com peixes e frutos do mar, tornando-se ideal para o verão, e combina muito bem com sobremesas e massas. A temperatura ideal para consumo é de 2 a 3 graus C.
A marca é importada pela Boxer do Brasil e pertence à Fuller’s, uma das mais antigas cervejarias do Reino Unido. “O mercado de orgânicos é muito maior na Europa, mas os brasileiros estão aprendendo a saborear essas cervejas”, diz Jeroen de Winter, gerente geral da Boxer do Brasil.
O grupo Schincariol é o pioneiro na produção de cerveja orgânica no Brasil. Em 2004, lançou a Eisenbahn Natural, certificada pelo Insituto Biodinâmico (IBD), que fiscaliza e certifica produtos orgânicos com padrão internacional. A bebida vem conquistando espaço com seu baixo amargor e sabor levemente frutal, além de ser a única cerveja orgânica brasileira do mercado. “Os produtos orgânicos estão ganhando mais espaço. Segundo a Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), a taxa de crescimento é 10 a 20% ao ano”, segundo Guilherme Moraes, gerente da categoria de cervejas do Grupo Schincariol.
ONDE ENCONTRAR
Honey Dew
* Armazém da Serra – (41) 3264-8769.
* Nico’s Empório Orgânico e Nico’s Café Orgânico. Mercado Municipal – (41) 3263-1491 e (41) 3362-1588. Mondo Birre – (41) 3232-5098. Mestre-Cervejeiro.com – (41) 3532-9155.
Eisenbahn Natural
* Restaurante Ohana – Mercado Municipal – (41) 3363-4411.
* Biossana Orgânicos – (41) 3095-0707.
* Restaurante Durski – (41) 3225-7893.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS