Nesta segunda-feira (13), recebi um comentário do Luiz Augusto na entrevista sobre produção de cervejas artesanais em casa, super pertinente e educado por sinal, que gostaria de compartilhar com todos. Ele reivindicou uma maior atenção para a produção local de cervejas. Concordo plenamente: o que é nosso, da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, deve ser valorizado. Sem fechar os olhos para o que há de bom fora desse âmbito, claro, mas o local merece foco especial.

CARREGANDO :)

Se não mencionei nenhuma cerveja paranaense ainda foi por pura falta de tempo. Esse boteco aqui abriu há menos de uma semana. Mas já está nos planos alguns posts sobre a produção paranaense de cervejas. Temos ótimos exemplos entrando no mercado com o pé direito, como a curitibana Diabólica e a Poderosa IPA, do engenheiro Edigyl Pupo, de Imbituva, dos Campos Gerais. Essa última foi vencedora do 3º Concurso de Cervejas Artesanais, promovido pelas Associações de Cervejeiros Artesanais (Acervas) em 2008.

Aliás, esse foco local faz parte da forma de ver do grupo. Um exemplo é a reportagem da Revista RPC sobre a Poderosa IPA. Deixo aqui o vídeo para vocês conferirem, junto com minha promessa de falar sempre que possível sobre o assunto. Inclusive sobre a cerveja do Edigyl, para a qual planejo um post especial. Ah, a reportagem me foi lembrada pelo Henrique, da cervejaria Klein Bier, que também “é daqui”, de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, e faz uma Stout interessantíssima, na minha opinião.

Publicidade

Bem, olho na reportagem. Até.

Upadate 14h43: O leitor Paulo pediu indicações de onde achar as cervejas que mencionei acima. Ainda vou falar mais sobre elas, mas adianto que é possível achar a Poderosa IPA e a Diabólica no Armazém da Serra, que fica no Mercado Municipal de Curitiba. Ambas também podem ser encontradas em bares especializados em cervejas, como a Cervejaria da Villa e o Carocha Bar. No entanto, como elas são produzidas artesanalmente, essa disponibilidade está condicionada a “enquanto durar o estoque”. Mas novas remessas sempre aparecem.

Já o chope Klein Bier pode ser encontrado numa variedade maior de casas aqui na capital curitibana pelo maior volume de produção. Entre elas, Mondo Birre, John Bull Café, Sheridan’s Irish Pub, Bar Seis e Meia e Tsé Tsé.