Nesta quinta-feira (30), a Associação das Microcervejarias Paranaenses e a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) divulgaram uma nota oficial informando que não vão participar do Wikibier Festival, evento cervejeiro que acontece neste sábado (1º) em Curitiba. É o resultado de uma crise que vinha se anunciando há semanas.
Como o Blog do Bob escreveu, as reclamações são sobre uma grande falta de entendimento comercial entre os produtores de cervejas paranaenses e a organização do evento. Sei disso porque acompanho os bastidores e até alguns leitores me questionaram sobre o assunto. E é em respeito a vocês, leitores, que estou apurando o caso.
Vou procurar ouvir as duas partes, dar espaço para ambos se manifestarem e explicarem seus motivos, com a imparcialidade jornalística que sempre conduziu meus atos aqui nesse blog – por mais informal que seja a sua aplicação, com textos em primeira pessoa e tudo mais. Acredito que o caso merece esse rigor. Por isso, não havia publicado nada antes.
Minha opinião: quem perde é o público
De qualquer forma, um evento paranaense sem produtores caseiros e micro cervejarias do Paraná parece algo estranho. E acredito que para vocês, o público, também seja.
Independente das posições de cada um dos lados, acredito que no meio desse desentendimento, quem mais perde é o público, que gosta de cervejas especiais, está descobrindo esse novo mundo de sabores e alegria. É ele que espera ansiosamente os novos produtos, nacionais e importados, os festivais, as novas cervejarias e as invenções dos homebrewers.
É ele o principal motor do que chamamos de cultura cervejeira, que fomenta o mercado crescente, motiva os players, produtores, distribuidores, importadoras e cervejeiros caseiros.
É o público o centro de tudo isso. Sem ele, nada aconteceria.
É com pesar que vejo os desentendimentos ocorrendo, sendo que a situação deveria ser ao contrário: união. Unidos, todos são mais fortes, e se dá ao público o que ele pede: boas cervejas, cultura e um mercado justo.
Em tempo:
Até o momento, a organização do Wikibier não se pronunciou sobre o caso. Apenas garantiu que o evento vai acontecer.
Abaixo, confira a íntegra da nota das associações dos cervejeiros.
“Curitiba, 30 de Agosto de 2012
Aos apreciadores de cervejas especiais Curitibanas
As Microcervejarias e Homebrewers de Curitiba sentem muito por não participar do evento “Wikibier” e, sobretudo, por não prestigiar o público Curitibano neste evento.
Após várias tentativas de ambas as partes, não foi possível chegar a um acordo comercial entre as associações cervejeiras e a organização do evento.
Apesar desta perda, o movimento cervejeiro Paranaense sai fortalecido deste episódio, pois ele catalisou uma mobilização em prol da união entre as Micro-cervejarias locais, retomando a criação da Associação das Microcervejarias Paranaenses e ressaltando a união desta com a ACervA-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses).
Esperamos que nas próximas oportunidades estejamos todos juntos, apresentando nossos produtos e demonstrando nosso amor pela cidade, pela cultura cervejeira e por nosso fiel público.
Associação das Microcervejarias Paranaenses
ACervA-PR – Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses”
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+: plus.google.com/107330340839164546695
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião