Nesta quinta-feira (30), a Associação das Microcervejarias Paranaenses e a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) divulgaram uma nota oficial informando que não vão participar do Wikibier Festival, evento cervejeiro que acontece neste sábado (1º) em Curitiba. É o resultado de uma crise que vinha se anunciando há semanas.
Como o Blog do Bob escreveu, as reclamações são sobre uma grande falta de entendimento comercial entre os produtores de cervejas paranaenses e a organização do evento. Sei disso porque acompanho os bastidores e até alguns leitores me questionaram sobre o assunto. E é em respeito a vocês, leitores, que estou apurando o caso.
Vou procurar ouvir as duas partes, dar espaço para ambos se manifestarem e explicarem seus motivos, com a imparcialidade jornalística que sempre conduziu meus atos aqui nesse blog – por mais informal que seja a sua aplicação, com textos em primeira pessoa e tudo mais. Acredito que o caso merece esse rigor. Por isso, não havia publicado nada antes.
Minha opinião: quem perde é o público
De qualquer forma, um evento paranaense sem produtores caseiros e micro cervejarias do Paraná parece algo estranho. E acredito que para vocês, o público, também seja.
Independente das posições de cada um dos lados, acredito que no meio desse desentendimento, quem mais perde é o público, que gosta de cervejas especiais, está descobrindo esse novo mundo de sabores e alegria. É ele que espera ansiosamente os novos produtos, nacionais e importados, os festivais, as novas cervejarias e as invenções dos homebrewers.
É ele o principal motor do que chamamos de cultura cervejeira, que fomenta o mercado crescente, motiva os players, produtores, distribuidores, importadoras e cervejeiros caseiros.
É o público o centro de tudo isso. Sem ele, nada aconteceria.
É com pesar que vejo os desentendimentos ocorrendo, sendo que a situação deveria ser ao contrário: união. Unidos, todos são mais fortes, e se dá ao público o que ele pede: boas cervejas, cultura e um mercado justo.
Em tempo:
Até o momento, a organização do Wikibier não se pronunciou sobre o caso. Apenas garantiu que o evento vai acontecer.
Abaixo, confira a íntegra da nota das associações dos cervejeiros.
“Curitiba, 30 de Agosto de 2012
Aos apreciadores de cervejas especiais Curitibanas
As Microcervejarias e Homebrewers de Curitiba sentem muito por não participar do evento “Wikibier” e, sobretudo, por não prestigiar o público Curitibano neste evento.
Após várias tentativas de ambas as partes, não foi possível chegar a um acordo comercial entre as associações cervejeiras e a organização do evento.
Apesar desta perda, o movimento cervejeiro Paranaense sai fortalecido deste episódio, pois ele catalisou uma mobilização em prol da união entre as Micro-cervejarias locais, retomando a criação da Associação das Microcervejarias Paranaenses e ressaltando a união desta com a ACervA-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses).
Esperamos que nas próximas oportunidades estejamos todos juntos, apresentando nossos produtos e demonstrando nosso amor pela cidade, pela cultura cervejeira e por nosso fiel público.
Associação das Microcervejarias Paranaenses
ACervA-PR – Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses”
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+: plus.google.com/107330340839164546695
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS