Nada melhor do que juntar a fome com a vontade de comer. Com o perdão do trocadilho, essa máxima também é verdadeira para a gastronomia. Então, que tal unir pratos feitos à mão com cervejas artesanais? Foi essa ideia que deu origem a parceria entre dois grandes nomes do Paraná: o premiado chef Junior Durski e o vencedor do V ConcursoNacional das ACervAs (Associações de Cervejeiros Artesanais) na categoria Oktoberfest/Märzen, André Junqueira. Em maio, juntamente com a inauguração do novo restaurante Madero, na Comendador Araújo, no Centro de Curitiba, será lançada a Morada Cervejaria.
“A ideia de colocar uma cerveja artesanal no restaurante vem complementar o que é o Madero: um restaurante muito artesanal, onde o hambúrguer, o pão e tudo mais é feito a mão, sem conservantes”, diz Durski. A parceria foi possível também porque além dois conceitos comuns, o cervejeiro e o chef já se conheciam de longa data. “Eu entendo de fazer hambúrguer, e não cerveja. Então, precisávamos de um parceiro, alguém que soubesse muito, de preferência o melhor. Aí apareceu o André, que além de professor no assunto é um cervejeiro premiado nacionalmente”, conta.
Para o lançamento, a cerveja escolhida é do estilo Kölsch, tradicional da cidade alemã de Colônia. Ela é clara, leve e refrescante, predicados comuns às cervejas comerciais, no entanto mais rica em aroma e sabor, conta Junqueira. “Queríamos algo que não fosse assustar as pessoas ainda não iniciadas na arte das cervejas especiais. Mas sem dúvida não poderia deixar de ter um toque revolucionário. Ela extrapola o padrão alemão sendo maturada em carvalho francês, conferindo um toque leve de complexidade ao corpo da cerveja. O aroma também é mais rico do que nas tradicionais”, explica Junqueira.
O novo Madero Burger & Grill deve ser inaugurado até dia 15 de maio, segundo Durski. Apesar da entrada da nova cerveja, o restaurante deve manter a cerveja industrializada no cardápio como opção para os clientes.
Futuro
Durski conta que esse é um embrião de um projeto maior. Inicialmente, será apenas um estilo de cerveja em um restaurante, mas depois, dependendo da aceitação dos clientes, isso vai evoluir. “Estamos plantando uma semente olhando o macro. Pretendemos ter junto com André um Brew Pub, onde ele cuidaria das bebidas, principalmente da cerveja, que seria fabricada no mesmo local, e o Madero da comida”, diz.
O plano de montar um Brew Pub é um antigo sonho do Junqueira. “Quando comecei a pesquisar as maneiras de criar um negócio viável com cerveja, concluí que esse conceito é o mais sustentável. Fabricar a cerveja e servir no mesmo local, fresca, direto da bica, no ápice da maturação de cada estilo. Não tem como ficar melhor que isso”, conta. “E para completar, queria uma parceria de alto nível para a alimentação, então aconteceu a proposta para o Durski, que aceitou a idéia de braços e portas abertas”.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Dino quer “ação preventiva” em redes sociais contra atos “desatinados e criminosos”
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS