Confira acima um vídeo da festa feito pelo cervejeiro, cineasta e videomaker Luiz Felipe Araújo, e gentilmente cedido para o Bar do Celso. Você pode entrar em contato com ele pelo Twitter ou pelo e-mail.
O 2º Beer Day, que aconteceu domingo (13) em Curitiba, foi um sucesso. Segundo a organização do evento, mais de 2,2 mil pessoas lotaram o estacionamento Shopping Hauer ao longo do dia, que teve desde sol escaldante até chuva torrencial. A sede do público foi responsável por acabar com mais de 5 mil litros de cerveja em todas as suas formas e estilos, daqui ou de outros estados e países. E, vale ressaltar, não houve registro de incidentes, como brigas. Mas além dos números, o que marcou foi o clima de festa. Especialistas, blogueiros, cervejeiros, importadores e muitos apreciadores e curiosos fizeram do evento uma grande forma de diversão e confraternização.
Essa adesão, tanto do público especializado como do grande público, foi o grande destaque, na visão do Beto Onofre, um dos organizadores do Beer Day. “Todos elogiaram muito o que fizemos aqui”, diz a respeito da repercussão. Aliás, o evento fez eco em outros localidades do país e até no exterior, já que o blog da própria cervejaria Brooklyn, de Nova York, noticiou a festa. A cervejaria amerinaca foi uma das patrocinadoras do evento, junto com a importadora BeerManiacs e das cervejaria Klein Bier e Bodebrown.
Beto conta também que já tem, inclusive, vários planos e caminhos possíveis para seguir com o evento no futuro, mas nada está certo ainda. A única coisa confirmada é a intensão de fazer um novo Beer Day no segundo semestre de 2011. Entre o pessoal que organizou a festa, também estão Vladimir Urban e Mariana Heller, produtores do Psycocarnival, que deve agitar Curitiba em Março e ter muita cerveja especial. E na onda de falar no futuro, cabe lembrar que deve aconecer mais um Homebrewrs Fest, a festa dos produtores artesanais de cerveja, em abril.
E uma das novidades que veio junto do evento foi a revelação do novo nome da antes conhecida como Loja do Mestre-Cervejeiro.com, que passa a se chamar Templo da Cerveja. O motivo da troca é o fim da sociedade entre o Beto e o sommelier de cervejas Daniel Wolff. A marca Mestre-Cervejeiro.com e o site continuam com Daniel, que entre outras atividades está promovendo o primeiro curso de sommelier de cervejas de Curitiba. A loja ainda está preparando o material da nova marca.
Minhas impressões
Claro, não poderia deixar de dar pitaco sobre o que achei o Beer Day. Sem dúvida, foi um grande evento. Não só pela qualidade das bebidas – não provei nem ouvi comentários de cervejas ruins ou duvidosas –, quanto pela variedade, que trouxe grandes cervejas importadas e as colocou no mesmo patamar de cervejas artesanais paranaenses. Diante desse sucesso e clima de igualdade, seria injusto destacar aqui uma ou outra cerveja. Cada uma agradou faixas diferentes de público. Tanto que nem as cervejas importadas tiradas na pressão (Delirium Tremens, La Trappe Quadrupel e Weihenstephaner) foram capazes de se sobrepor ou apagar as demais, servindo como aquecimento de gala para outras degustações.
E não faltaram opções, dentre os cerca de 100 rótulos disponíveis. As três cervejarias paranaenses (Bode Brown, Klein Bier e Way) e as cinco de outras partes do país (Colorado, Coruja, Falke Bier, Saint Bier e Wäls) trouxeram produtos extremamente competentes e bem feitos, vendendo juntas cerca de 2 mil litros. Só a Diabólica, que foi relançada no domingo, vendeu 350 litros. Os produtores caseiros levaram quase 1 mil litros de uma variedade gigantesca de estilos – alguns, inclusive, tão criativos que não existem em guias oficiais. E as importadoras, mesmo que em menor número, deixaram na festa 1,7 mil litros de cervejas de todo o mundo. Com tudo isso, só me resta elogiar essa festa, que está seguindo o caminho de se tornar referência nacional.
Problemas
Sim, vou falar um pouco dos problemas do evento. Afinal, estou aqui também para levantar essa bola. Na minha opinião, eles não foram grandes o suficiente para atrapalhar a festa, mas ocorreram. O primeiro, e talvez maior, foi a venda de ingressos por meio do site de compras coletivas Groupon. Da parte do público, muitos se sentiram “passados para trás” por informações imprecisas divulgadas durante a oferta das entradas. Da parte da organização do evento, explica Beto, nem a lista com os códigos dos tickets vendidos foi repassada pelo site. Isso teria atrapalhado a entrada do público, formando filas, e impediu a conferência correta dos vouchers, podendo inclusive ter dado prejuízo. Não tive tempo de falar com os representantes do Groupon – e nem é esse foco de denúncia que quero dar aqui – mas se eles tiverem algo para dizer, coloco o espaço a disposição.
O segundo grande problema foram as diversas filas, tanto para comprar fichas quanto para os banheiros. A organização do Beer Day explicou que em relação ao primeiro evento, toda a estrutura foi ampliada e profissionalizada para receber o público. Se antes houve apenas um caixa, no domingo foram seis. O número de banheiros também foi multiplicado. No entanto, nem isso foi capaz de resolver os momentos de maior movimento. Para os próximos eventos, Beto estuda formas de sanar os problemas.
Confira abaixo a opinião de alguns leitores do blog enviadas via Twitter e Facebook. Você pode deixar as suas nos comentários!
Facebook:
Junka Beer
Beer Day sucesso absoluto! Esse é só o começo, tem muito mais por vir!
Fabio Aurelio
Foi bom. Único ponto falho foi em relação às filas que se formaram para comprar fichas, deveria haver mais caixas
Telma Souza
Achei o evento muito bom! Impressionante ver a quantidade de pessoas interessadas em conhecer mais sobre cerveja! E Curitiba está se tornando um polo importante de iniciativas neste campo.
Rodrigo Papov
Cervejinhas que tanto amamos…
Andrea Luz
Super evento,cervejas boas,música boa e é muito bom saber que tem tanta gente se interessando por cervejas de qualidade… único ponto negativo foi o calor haha =/
João Roberto M Silva
Muito bom o evento. Mestres-cervejeiros de parabéns! Bandas boas tocando para dar uma animada na galera. Mas também concordo com o Fabio Aurelio em relação as filas, podia ser um pouco mais bem organizado. Mas no final, valeu a pena ter viajado 400km (Londrina-Ctba) para o evento.
Flavia C Machado
O Beer Day estava muito bacana. É a prova de que a cerveja é agregadora! Misturou pessoas de várias tribos, sem nenhuma confusão por causa disso. Todas reunidas para aproveitar o belo evento, degustando boas cervejas! Parabéns aos organizadores! E aos cervejeiros, claro!
Samuel Cavalcanti
Fico feliz, pois a bodebrown Cervejaria e Escola a primeira do Brasil neste formato foi a recordista em vendas e a Hop-Weiss estilo único no Brasil a revelação… Em 3 horas a Hop-Weiss cerveja de trigo com Dry-Hopping de Amarillo e Perigosa Douple IPA acabaram… Obrigado a todos!
Twitter:
@nadyaromanowski
Faltou um flyer com as cervejas e cervejarias do evento, para q o pessoal pudesse escolher e localizar melhor.
@dsracoon
Problemas: história do Groupon, fila gigante pra comprar ‘fichas’, sol forte, local ficou ligeiramente apertado pra tanta gente. O resto estava ótimo!
@jcavichiolo
Tava muito legal. Melhor infra estrutura do q do ano passado e mais diversidade de cervejas. Só faltam mais banheiros. E a falta da cordinha foi uma falha que muita gente reclamou!
@sigaoRafao
Show de bola!! Boas cervejas, ótimo local, o sol ajudou no consumo! Boa mesmo foi a poderosa! mas gostei da Diabólica tambem. Únicas ressalvas: atraso na abertura do evento (prevista para 10hrs e realmente abriu as 11hrs), não existia alças para as canecas (como informado) e informação errada sobre 1 cerveja gratis na entrada. Nem tudo é perfeito. Mas certamente quem foi gostou do que encontrou lá. Espero que tenha mais eventos como o de ontem.
@Liboruki
O @bardocelso me deu altas dicas, mas sempre pegava um chopp nada a ver com a sugestão. kkkk
@kellbonassoli
Fiquei chateada com a bola fora do Groupon quanto ao valor real do ingresso (que nao era 30 e sim 20) e qto a cerveja inicial. Qto ao evento, achei as bandas ótimas e a presença de varias cervejarias e dicas dos atendentes sempre atenciosos. Legal q as pessoas te davam uma aula para ajudar a escolher a melhor opção ao seu paladar e entender como era feito etc. Acho que todas as participantes deviam ter preparado material com descrição dos produtos assim como a Way fez.
@Big_Edi
Muito bom o evento. A registrar a não entrega das alças para a caneca que haviam prometido e o atraso em uma hora na abertura..
@gastrobirra
foi ANIMAL! Cervejas f*, rock’n’roll do bom e amigos. Nem a fila do banheiro químico atrapalhou o evento!
@Johnnie_CAP
Cerveja boa, Música boa, solzão. Sensacional o #beerday
@KikeCardoso
Show de bola! Apesar de demorar um pouco pra comprar as fichas, o sistema foi bacana! Música boa, cervejas excelentes…
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