A 4ª Edição do Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn anunciou na sexta-feira (8) os seus vencedores. A disputa era para ver qual cervejeiro caseiro fazia a melhor American Indian Pale Ale (IPA), estilo definido esse ano em uma votação na Fan Page da marca. Entre os cinco finalistas, o prêmio ficou com Fabert de Araújo, cervejeiro mineiro que fabricará a sua receita dentro da Eisenbahn – ela será produzida em edição especial e limitada. Para ele, o reconhecimento e 30 caixas da cerveja para ele saborear com os amigos.
“A ideia da receita, veio através de muito estudo. Sete amigos e eu criamos o Instituto Mineiro da Cerveja e estudamos muito a bebida. No caso do concurso, investigamos todas as características do estilo, cruzamos com parâmetros pessoais do que era melhor e inscrevemos nossas receitas”, comenta Araújo. “Eu senti equilíbrio quando experimentei a receita final. Agradei meu paladar, não esperava chegar aqui, diante de tantos ótimos mestres cervejeiros”.
Ele se destacou diante de outros 620 inscritos, recorde de inscrições do Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, que ficou sem ser realizado há alguns anos sendo retomado pela Brasil Kirin agora. Os finalistas foram escolhidos por um corpo de 23 jurados composto por mestres cervejeiros, beer sommeliers, jornalistas e blogueiros conhecedores de cerveja que avaliaram as amostras.
O Paraná e o Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn
O Paraná tem uma história no concurso. Em 2010, o premiado foi Sandro Sebastião Singer com sua São Sebá, produzida em parceria com seus colegas Carlos de Manuel e Ricardo Ponestke Seara. Hoje os amigos tocam a Ogre Beer, que está começando a comercializar seus produtos engarrafados.
Dessa vez outro nome paranaense se destacou. Entre os finalistas, em quarto lugar, ficou a cerveja de Nelson Bakaus Júnior com sua AIPA Insólita. Nelson é um dos cervejeiros da Cerveja Fortuna, de Curitiba, e já teve uma IPA premiada. Ela foi 3ª colocada no 1º Concurso de Cerveja Feita em Casa da Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) em 2012. Esse ano, na segunda edição do concurso, mais um prêmio: Best of Show (a melhor cerveja do concurso) com sua Imperial Stout, maturada em carvalho americano embebidos em rum. Deliciosa! (Desculpem, não me contive!)
Em 2008, o vencedor do Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn foi o catarinense Ivan Steinbach com sua Joinville Potter e, em 2007, o cervejeiro carioca Leonardo Borro levou o prêmio com sua Dama do Lago.
Parabéns a todos vencedores e participantes do concurso e principalmente para a Brasil Kirin, detentora hoje da marca Eisenbahn, por não deixar o Concurso Mestre Cervejeiro morrer!
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS