A paixão por cervejas está levando muitos a se profissionalizarem no ramo. Agora há mais uma oportunidade para isso. O curso de sommelier de cervejas do Instituto da Cerveja Brasil, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS-SP) terá turma extra, no período da tarde, em São Paulo. A razão da nova turma é a fila de espera: mais de 400 pré-inscritos no curso aguardam vaga.
As aulas serão na própria Sede da ABS-SP, na Vila Olímpia, das 14 às 18 horas a partir do dia 4 de setembro até 5 de fevereiro. O curso também inclui visitação técnica à uma cervejaria, totalizando 80 horas/aula. O investimento é de R$ 1995, podendo ser parcelado em até seis parcelas.
Quem conhece sabe que o curso é sério. É necessário ter no mínimo 80% de frequência nas aulas e média 5 para aprovação, sem ter zerado nenhum das duas provas teóricas, prova prática ou trabalho. O conteúdos passam pela história da cerveja, técnicas de degustação, matérias-primas e processo de fabricação, famílias e estilos, análise sensorial, harmonização, carta de cervejas, coquetelaria, concursos e muito mais.
Ao fim de cada dia, há degustação de pelo menos quatro cervejas diferentes, que são exploradas sensorialmente em conjunto com os professores, a engenheira de alimentos, mestre cervejeira e sommelière de cervejas formada pela Doemens Academy, Kathia Zanatta, e o químico e mestre cervejeiro Alfredo Ferreira. São exemplares de estilos das escolas alemã, inglesa, belga e americana de cervejas, tanto com rótulos de fabricação nacional ou importada, totalizando mais de 80.
O curso inclui ainda material didática, como a Larousse da Cerveja, livro do Ronaldo Morado, que está incluso no preço, e certificado com chancela Associação Internacional de Sommelier (ASI). Ao final, o profissional deverá ser capaz de difundira a cultura cervejeira, conduzir eventos com degustações e harmonizações, sugerir rótulos e combinações com alimentos, elaborar cartas de cerveja e reconhecer a diferença entre estilos e escolas cervejeiras.
Mais informações diretamente com o Instituto da Cerveja Brasil e ABS-SP.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião