| Foto:

A primeira edição do Degusta Beer & Food em novo formato, desvinculado da feira de cervejas Brasil Brau e com o conceito ampliado com a gastronomia, atraiu diversos fãs e profissionais das duas áreas ao Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. Nos três dias de evento, de sexta (1º) a domingo (3), foi possível degustar mais de 300 rótulos de cerveja, segundo informações da organização do evento, além de conferir as 21 palestras, workshops e fóruns, apreciar boas comidas e se divertir. Abaixo, algumas novidades e fatos que destaco.

CARREGANDO :)

Conteúdo

CARREGANDO :)

Expositores

Publicidade

Tive o prazer de prestar serviço como sommelier de cervejas no stande da Brasil Kirin, apresentando para o público cervejas da Eisenbahn e Baden Baden, das quais sempre fui fã. Uma experiência e tanto, pois me deu a possibilidade de contato direto com o público. Fiquei surpreso com a quantidade de gente iniciante nesse universo que passou por lá, o que é ótimo para a cultura cervejeira em geral.

Cerveja de Pinhão

A volta das italianas

Há algum tempo fora do mercado brasileiro, a italiana Baladin voltou, agora pela importadora Bier & Wein. Entre os diversos rótulos da cervejaria, chegaram no Brasil as versões: Isaac (Witbier – 330ml), Nazionale (Italian Ale – 330ml), Super Bitter (Amber Ale – 330ml), Open Rock’n’Roll (American Pale Ale – 330ml), Wayan (Saison – 750ml), Nora (Egyptian Special Ale – 750ml), Super (Amber Ale – 750ml) e Leön (Dark Ale – 750ml).

Além disso, a importadora está trazendo novidades inglesas. Além do chope Titanic Stout, versão da cerveja internacionalmente premiada de mesmo nome, chega também ao país a Theakston Distiller’s Cask, cerveja envelhecida em barris de Whisky Speyside (de carvalho francês). Devo falar mais profundamente delas em breve aqui no Bar do Celso.

Dieu du Ciel!

Não é somente uma expressão. As cervejas canadenses Dieu du Ciel! apareceram com destaque no Degusta Beer & Food, após serem oficialmente lançadas pela importadora Best Beers na semana anterior. Ainda vou publicar as minhas impressões mais detalhadas da degustação realizada, mas adianto que a cervejaria, que já tinha chamado atenção no Mondial de La Bière em novembro do ano passado no Rio de Janeiro, tem produtos fantásticos. Além disso, a boa nova é que agora passará a ser importada de forma contínua.

Publicidade

Uma cerveja com dom

DOM Haus é uma cervejaria de Araquari (SC) que também esteve no Degusta Beer & Food. Por enquanto, trabalha apenas com chope na região, que compreende a cidade de Joinville também. Mas deve lançar suas garrafas em breve. Apresentou duas cervejas: DOM Casmurro, uma IPA com bom amargor, corpo médio alto e grande carga de maltes; e DOM Pedro, uma Munich Helles de caráter maltado e leves notas de lúpulo herbal e floral, típicos alemães. Vale a pena ficar de olho neles.

Segunda-feira negra

A Cervejaria Nacional, brewpub de São Paulo, também esteve no evento. Além das cervejas tradicionais da casa, quem teve sorte pode conferir um pouco do que estava por vir na segunda-feira (4) seguinte, quando foi lançada no bar a nova versão da Imperial Stout Saravá (produzida em parceria com a Cervejaria Burgman, de Sorocaba, e maturada em barris de carvalho americano que envelheceram bourbon).

Havia uma pequena porção da Imperial Stout Betume, que também foi lançada na segunda. Ela é o resultado do workshop de estilos feito em parceria com o cervejeiro Murilo Foltran, da DUM Cervejaria, de Curitiba, o Instituto da Cerveja e a Sinnatrah Cervejaria Escola. Além dessas duas pancadas, a “segunda-feira negra” da Nacional também teve DUM Petroleum para os corajosos.

Publicidade

Outras novidades

Além de tudo isso, houve cervejas que não cheguei a degustar. Mas vale a nota aqui. A Cervejaria Premium Paulista, de Santo André (SP), lançou a Madalena American Wheat, uma cerveja de trigo mais ao estilo EUA (aromas mais neutros que as Weizenbiers alemãs, porém também leve e refrescante). A Therezópolis levou a sua Pepper Ale, feita com pimenta calabresa e páprica picante. E a libanesa 961 Beer anunciou que em breve estará disponível no mercado mais dois rótulos: Red Ale e Lebanese Pale Ale (uma English Pale Ale com ervas do Líbano).

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

Publicidade

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

 

Publicidade