Para não acharem que falo só sobre cerveja, hoje o assunto é a cachaça.
O Festival Gastronômico da Cachaça Paranaense e Derivados da Cana de Açúcar, ou só Festival da Cachaça, tem início nesta quinta-feira (27) no mezanino do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Quem visitar o local poderá participar de aulas de culinária, palestras e cursos sobre a bebida, inclusive de degustação. Ao todo, 15 empresas farão a exposição dos seus produtos para apreciação. Segue uma pequena programação que recebi do Sebrae:
Programação
* Na quinta-feira, dia 27, haverá as palestras: “Técnica de degustação para cachaça”, das 17 às 18 horas; e “Tendências e mercados para produtos derivados de cana”, das 18 às 19 horas. Na sequência, das 19 às 20 horas, degustação dirigida “Terroir em cachaça”.
* Na sexta-feira, a programação inicia com a oficina “Aspectos legais da produção de cachaça no Paraná”, das 14 às 17 horas. Prossegue com mais uma turma da palestra “Técnica de degustação para cachaça”, também das 17 às 18 horas, seguido da degustação “Terroir em cachaça”.
* Já no sábado, dia 29, a palestra “Técnica de degustação para cachaça” e a degustação “Terroir em cachaça” começam mais cedo, a partir das 11 horas. À tarde, está marcada a palestra “O processo de produção e a qualidade da cachaça – orientações aos consumidores”, das 15h30 às 16h30.
* Além disso, nos três dias de evento, será possível participar de aulas de culinária na quinta e sexta-feira, das 18h30 às 20h30; e no sábado em dois horários – das 10 horas ao meio-dia ou das 15 às 17 horas. Haverá, ainda, cursos sobre o preparo de coquetéis com cachaça, das 17 às 20 horas, na quinta e sexta-feira; e das 11 às 14 horas, no sábado.
A entrada custa R$ 15. O ingresso dá direito a participação nas palestras e degustações especiais e uma caneca personalizada do festival. Cada aula de gastronomia custa R$ 30,00, incluindo as mesmas vantagens do ingresso convencional. As inscrições podem ser feitas através do site do Mercado Municipal.
***
Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais
– Orkut
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
A Califórnia está abandonando a esquerda
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS