Em meus passeios para comprar presentes cervejeiros de Natal, acabei não resistindo e tomei uma das cervejas que ia dar de presente: a Flying Dog “Raging Bitch”. Trata-se de uma edição especial e limitada que comemora os 20 anos da cervejaria americana. Essa cerveja começou a ser trazida para o país em dezembro e está a venda em algumas lojas e bares especializados em cerveja.
O curioso é que trata-se de uma Belgian IPA, um estilo híbrido entre as India Pale Ale feitas a moda americana – leia-se aqui quilos de lúpulo, o que dá bastante amargor à bebida – com fermento belga El Diablo, que confere toques frutados. A cerveja ainda passa por uma processo de dry-hopping, que é a adição de lúpulo aromático no final da produção. Ou seja, algo bem diferente do convencional.
Mesmo assim, a inusitada mistura funciona bem. É possível sentir no paladar as duas influências de forma bem nítida.
A coloração é um âmbar turvo, com espuma clara e de boa formação. Os aromas são frutados, com notas cítricas, adocicado – lembra caramelo e mel – e uma mistura complexa de frutas. No sabor, o doce e o amargo se equilibram, mas não se eliminam. É possível sentir os dois separadamente dentro da boca. Ela também tem uma boa carbonatação e corpo de médio para alto, além de amargor persistente após cada gole. A “Raging Bitch” tem 8,3% de teor alcoólico.
Para harmonizar, a importadora aconselha queijos fortes, carne de caça e chocolate amargo. Acredito que também vá bem com sabores agridoces. O preço fica entre R$ 18 e R$ 25, em média. A garrafa tem 330 ml.
A Flying Dog tem fama por ser uma cervejaria mais descolada. Ela se baseia nos princípios do Hunter Thompson, o fundador do chamado jornalismo Gonzo nos anos 60. Principalmente no que diz: boas pessoas bebem boas cervejas. A frase bem impressa em todas as garrafas. Com isso, a cervejaria já recebeu diversos prêmios, inclusive pelo design dos rótulos, sempre muito malucos.
Acompanhe o Bar do Celso na web
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso
Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos –
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião