A Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP), celebra o aniversário de dois anos com um lançamento extremo. Trata-se de uma cerveja do estilo India Pale Ale (IPA) com a surpreendente marca de 1000 IBU, segundo a cervejaria. A novidade será lançada na Invicta, nos melhores bares cervejeiros do país e na edição de São Paulo do festival Beer Experience. São apenas 3.000 litros da bebida.
Para quem não sabe, IBU significa International Biterness Unit, e é uma escala que mede o amargor da cerveja. Uma American Lager convencional, cerveja se compra normalmente nos mercados, tem de 5 a 10 IBU. Algumas das cervejas mais amargas regularmente produzidas chegam a 120 IBU. Imagina essa?
Além disso, a cerveja possui 8% de teor alcoólico e lúpulos Magnum, Nugget e Cascade, além do dry hopping com o lúpulo Simcoe. “É muito gratificante comemorar esse momento ao lado de uma equipe tão competente e um público que nos recebeu tão bem. Esse é mais um ano de muitos, repleto de sucesso e sabores que devemos brindar”, comenta o mestre cervejeiro Rodrigo Silveira, que ao lado do cervejeiro Diogo Laurentino, também parceiro na elaboração, acreditam que esta promete ser a cerveja mais amarga do Brasil.
O rótulo é uma criação do eubebosim.com, com design de Bruno Couto e ilustrações de Yumi Shimada, que buscaram retratar toda a potência da cerveja com um soco que espanta todas as dificuldades de um mercado cervejeiro ainda em ascensão, mas que comemora o momento incrível de expansão da cultura cervejeira. O valor da garrafa edição especial de 500 ml varia entre R$ 28 a R$ 35.
Para obter mais informações sobre o lançamento, basta acessar o site da cervejaria e a página da Invicta no Facebook.
Polêmica
É fato que a nova cerveja da Invicta está levantando alguma polêmica sobre a possibilidade de se atingir essa marca de 1000 IBU. Assim como o amigo Nicholas Bittencourt, do blog Goronah, sou da opinião que não importa muito o número, nem da mais amarga ou da mais alcoólica, mas sim como a cerveja é realizada. Tem equilíbrio? Ficou agradável? Faz sentido no conjunto? Enfim, são perguntas que a gente vai descobrir quando degustar.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS