O história é antiga. Há cerca de cinco anos atrás, uma parceria entre a empresa de chocolates Kopenhagen e a cervejaria Dado Bier, do Rio Grande do Sul, uma das artesanais mais antigas do país, anunciava uma Chocolate Stout. A cerveja trazia a tradição do estilo Russian Imperial Stout com adição de chocolate. O caso ganhou notoriedade quando, alguns anos depois, a cerveja foi impedida de ser comercializada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O problema?
A adição de leite em pó, produto de origem animal que, pela legislação brasileira, não pode entrar na cerveja. Felizmente, segundo as últimas notícias (https://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1394382&tit=Cerveja-tera-novos-ingredientes-autorizados-pelo-governo), parece que essa restrição está sendo repensada. A título de curiosidade, no exterior, é possível fazer cerveja com esses produtos, valorizando a criatividade dos cervejeiros. É possível até importar para cá. Mas produzir aqui, não. De qualquer forma, a velocidade em que esta mudança está acontecendo foi lenta demais para essa cerveja.
A solução?
Retirar o leite em pó. É assim, com um chocolate especial sem leite, segundo os fabricantes, que a nova Dado Bier Double Chocolate Stout chega agora ao mercado. Produzida com chocolate 70% cacau elaborado com exclusividade pela Kopenhagen, a cerveja possui teor alcoólico de 10,5% e apresenta uma composição de aveia, cevada torrada e malte tipo chocolate. O resultado é um a cerveja preta, opaca, com espuma bege escura de média formação e baixa duração, corpo denso, amargor médio e final seco.
Para além da iniciativa do Eduardo Bier, proprietário da Dado Bier, a autoria é do mestre cervejeiro Carlos Bolzan, e os homebrewers Ricardo Rosa e Mauro Nogueira, do Rio de Janeiro. Segundo o material de divulgação, trata-se também de uma cerveja de guarda, que melhora com o tempo na garrafa. Estima-se uma duração superior a cinco anos.
A Dado Bier Double Chocolate Stout já está sendo comercializada exclusivamente em kits (seleção de pares de tabletes 70% cacau, 70% cacau sabor laranja, 70% cacau sabor framboesa, 70% cacau sabor menta e cerveja de 600 ml) nas lojas Kopenhagen de todo o Brasil e individualmente nos cinco restaurantes da Dado Bier em Porto Alegre. O kit sai por R$ 65. As garrafas, por R$ 24,80.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião