Há alguns dias noticiei que o Brasil terá seu primeiro Campeonato de Sommelier de Cervejas, evento promovido pela ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) e o Instituto da Cerveja Brasil, entre os dias 8 e 9 de março em São Paulo. Entre os jurados, estarão personalidades do meio cervejeiro, como o mestre cervejeiro das Paulaner, Martin Zuber, e Garrett Oliver, da cervejaria Brooklyn, de Nova York.
Tanto um quanto outro devem ter agendas lotadas durante a visita ao país. E soube que o mestre cervejeiro da Paulaner fará até cerveja colaborativa no país em uma parceria dos diretores do Instituto da Cerveja – Estácio Rodrigues, Kathia Zanatta e Alfredo Ferreira -, com Guilherme Hoffman, Mestre Cervejeiro da Cervejaria Nacional. A brasagem será no dia 7 de março nas instalações da Nacional.
Os Mestres resolveram produzir uma Ur-Münchner Dunkel, cerveja que remete às remotas tradições do sul da Alemanha, quando era popularmente consumida durante os séculos XVII e XVIII. A água dura da região de Munique favorecia a produção de uma cerveja escura, com notas de biscoito, caramelo e chocolate. O prefixo “Ur” antes do nome do estilo indica o estilo original, o estilo antigo, referência que nós brasileiros não temos, mas que o mestre cervejeiro da Paulaner, com certeza vai trazer.
Posteriormente a cerveja será vendida na própria Cervejaria Nacional. A data do lançamento ainda não está definida.
Reinventando a escola alemã
Um dia antes, no dia 6 de março, o mestre cervejeiro da Paulaner, Martin Zuber, vai dar uma palestra em inglês no Instituto da Cerveja: “Reinventando a Escola Alemã”. O especialista vai falar das novas tendências das cervejas na Alemanha e o evento contará com degustação de rótulos inéditos no Brasil da Brauerei Eiswek, projeto especial da Paulaner dedicado a especialidades cervejeiras. Infelizmente, todas as 40 vagas foram preenchidas um dia após a divulgação do evento via Facebook do Instituto da Cerveja.
Parceria para workshops
Todas essas novidade mostram como esse pessoal está trabalhando na área. E tem mais uma. Hoje o blog do caderno Paladar, do Estadão, comunicou que o Instituto da Cerveja, a Sinnatrah (cervejaria escola dedicada a ensinar a fazer cerveja artesanal) e a Cervejaria Nacional anunciaram parceria para a realização de workshops sobre estilos de cerveja em conjunto.
O primeiro será sobre Imperial Stouts, de 16 a 18 de maio. O curso começa na Sinnatrah, onde os alunos vão aprender a fazer uma cerveja do estilo escolhido. No segundo dia, no Instituto da Cerveja, haverá estudo das características do estilo apresentado e no último e a produção de uma Imperial Stout na Cervejaria Nacional, uma cerveja colaborativa entre Murilo Foltran, da DUM Cervejaria, criador da afamada e medalhista Petroleum, com Guilherme Hoffman, da Nacional. Quando ela ficar pronta, será feito um concurso para cervejeiros caseiros.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS