Está chegando. O Mondial de La Bière no Rio de Janeiro começa nesta quinta-feira (14). E agora em novo local. Na sexta-feira (8) foi anunciado que o evento foi transferido para a Praça Onze, no Centro da capital carioca. Segundo a organização, a alteração ocorreu em razão da interdição das principais vias de acesso ao antigo local (Galpão Ação Cidadania) para a preparação da implosão da Perimetral no próximo domingo (17), último dia do evento. Teremos portanto fogos de artifício no final do evento (brincadeirinha…).
> Confira como foi o Mondial de La Bière no Rio de Janeiro
A Praça Onze foi escolhida por ser um ponto central de fácil acesso, servido por linhas regulares de ônibus e pela estação Praça Onze do Metrô. Aberta ao público, a tenda montada será climatizada e deve receber 60 cervejarias e mais de 400 rótulos de cervejas especiais, além de aproximadamente 20 mil pessoal, segundo expectativas da organização e aproveitando o feriado de Proclamação da República.
Com o slogam “Explore o mundo através da cerveja”, o Mondial de La Bière – um dos maiores festivais de cerveja do mundo que realiza sua primeira edição no Brasil -, pretende disseminar a cultura cervejeira e envolver os visitantes em todas as esferas que hoje compõem o segmento.
Os ingressos estão à venda pelo site oficial até o dia 14 e custam R$ 40 para os dias 14 e 17 e R$ 45 para os dias 15 e 16. Há também a opção de adquirir o passaporte que dá acesso aos quatro dias de evento por R$ 120. A retirada dos ingressos deverá ser feita na bilheteria do festival, que fecha uma hora antes, perante a apresentação do comprovante de compra e identidade. De brinde, quem comprar o ingresso ganha um copo personalizado do Mondial de La Bière Rio. O consumo das cervejas dentro do evento é pago à parte.
Atrações do Mondial de La Bière
O evento é uma grande feira de expositores, como cervejarias, importadoras e distribuidores, que servirão degustações. Isso por si só já é um ótimo atrativo. Mas entre as demais atrações, estão workshops, talk-shows, o “Petit Pub Mundo”, a Boutique da Cerveja e o tão esperado concurso de cervejas entre os expositores, o MBeer Contest Brazil
Os talk-shows serão abertos e realizados no palco principal, assim como alguns shows de música (confira a programação no site oficial). Serão apresentações que envolvem temas clássicos, como a produção e cerveja na panela com Luciane Tavares e Bernardo Couto, da Acerva Carioca, até temas inusitados, como a mistura entre cerveja e música clássica, bate-papo de Cássio Piccolo, proprietário do bar Frangó, em São Paulo, e Irineu Franco Perpétuo.
Já a grande maioria dos workshops são pagos, com alguns gratuitos (veja a programação completa e os preços no site). Serão quatro por dia, com temas como “Introdução à Cultura da Cerveja” com a sommelière Kathia Jorge; “A Cultura da Cerveja na Itália”, com o proprietário e mestre cervejeiro da Birrificio Baladin Farm Brewery, Teo Musso; “Del Ducato e sua correlação com a cultura italiana (gastronomia e arte)”, com Giovanni Campari, mestre cervejeiro e fundador da Birrificio del Ducato; além de diversas palestras de cerveja e gastronomia com nomes como Tatiana Spogis, Ronaldo Rossi e José Raimundo Padilha.
Já o “Petit Pub Mundo” é um espaço em que os visitantes poderão comprar e degustar no local diversas cervejas do mundo, muitas delas raras no Brasil. Serão cerca de uma centena de rótulos à disposição de quem chegar primeiro. E se a ideia for comprar uma lembrancinha, o evento terá a Beer Boutique, promovida pelo patrocinador do evento The Beer Planet, onde será possível adquirir além de cervejas, bonés, abridores, chaveiros e etc.
Por fim, talvez a atração mais esperada, o concurso MBeer Contest Brazil, que contará com um grupo seleto de jurados nacionais e internacionais e elegerá as melhores cerveja dentre as participantes. Bodebrown Perigosa Imperial IPA, de Curitiba, Colorado Guanabara, de Ribeirão Preto, e Wäls Petroleum, de Belo Horizonte, foram as três cervejas brasileiras, entre dez premiadas no concurso do Mondial de La Biére, que aconteceu na primeira quinzena de setembro, em Mulhouse, França.
Expositores
O evento é uma grande oportunidade dos expositores mostrarem seus produtos e novidades em escala mundial, pois o festival obviamente vai atrair muitos olhares. É também perfeito para os visitantes acompanharem e degustarem tudo isso. Os paranaenses da Cervejaria Bodebrown sabem disso, já foram premiados em edições francesas e canadenses do evento, e vão lançar a Verum Session Rye Ale Fresh – uma session beer com teor alcoólico de 3.8% que foi produzida com leveduras específicas da White Labs além de um duplo dry-hopping com o lúpulo australiano Galaxy, o alemão Mandarin e o neozelandês Nelson Sauvin – e novas embalagens reaproveitáveis, os “growlers”, de 2 e 3 litros para alguns dos seus rótulos.
Já a cervejaria 2cabeças, do Rio de Janeiro, terá o evento como um marco. Ela abdicou da sua marca própria, rotulando as cervejas apenas com um “X”. “Talvez sejamos a primeira cervejaria unbranded no mundo. Viemos da escola dos cervejeiros caseiros, que não tem rótulos mas tem muita paixão por cerveja”, explicam em nota oficial. As cervejas também mudam de nome. Hi5 se transforma em X-BlackIPA e MaracujIPA em X-IPA com Maracujá. Dois lançamentos estão programados para o evento X-SessionIPA e X-ImperialPilsen.
A importadora Bier & Wein celebrará seus 20 anos no evento, com estande próprio e lançamentos de novas cervejas importadas como cinco rótulos da Titanic Brewery e três da Theakston, ambas cervejarias inglesas. Também apresentará seu modelo de franchising, a Confraria Paulistânia, que une micro distribuição e varejo. Já a Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto, vai destacar no festival a sua cerveja de aniversário, a 1000 IBU´s, uma Imperial Índia Pale Ale com amargor muito além da escala, além da nova Invicta Weiss.
A loja online Cerveja Store também estará no evento, comercializando a recém-lançada Colorado Titãs, Brown Ale com laranja produzida pela banda de rock nacional com a cervejaria de Ribeirão Preto. Quem também procura marcar presença é a paulistana Júpiter, que vai participar com sua recém-lançada American IPA e sua APA. E não poderia faltar a Biritis, a cerveja do Mussum, da Brassaria Ampolis, também vai marcar presença, e planeja ampliar sua distribuição, que além de Rio e São Paulo, deve envolver outras cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, entre outras.
Essas e muitas outras novidades, no Mondial de La Bière, de quinta-feira à domingo, no Rio de Janeiro.
Serviço: Mondial de La Bière Rio de Janeiro. Entre 14 e 17 de novembro na Praça Onze (Rua Benedicto Hipólito, s/n – Rio de Janeiro). Quinta, 14/11: 16h às 23h. Sexta, 15/11 e sábado, 16/11: 11h às 23h. Domingo, 17/11: 11h às 20h. Ingressos pelo site www.mondialdelabiererio.com.
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