Comer bem, beber bem. Duas coisas intimamente ligadas e se bem combinadas… hummmmmmmm…. O pessoal do Mondo Birre, aqui em Curitiba, sabe disso e inaugurou na quinta-feira (23) o espaço Cervejaria Gourmet, uma ambiente dentro da casa dedicado exclusivamente à harmonização de cervejas especiais e gastronomia.
Mas e cerveja fica bom com comida? Claro! É tudo uma questão de achar o tipo certo para a cada comida, ou vice-versa. Estive lá essa semana e digo que a variedade de pratos criados pelo chef capixaba Gustavo Corrêa “se conecta” muito bem com as cervejas escolhidas pelo beer sommelier Daniel Wolff para compor o cardápio.
Na geladeira deles há cervejas nacionais e uma grande variedade de importadas das melhores marcas da Bélgica, Canadá, Alemanha, Reino Unido, República Tcheca, França, Áustria, Austrália e Japão. Em breve também vão contar com algumas artesanais e locais, como a Diabólica e a De Bora.
Tive a oportunidade de experimentar um Ossobuco de vitelo ao molho de cerveja com quirerinha, lentilha e cenoura que foi muito bem complementado pela Bock Damm, uma cerveja espanhola tipo bock. Vocês também pode pedir outros pratos fantásticos, como uma coxa de pato ao molho de licor de cerveja que acompanhada por uma Schineider Aventinus (Weisenbock, ou simplesmente bock de trigo) foi de tirar o chapéu.
Outra boa pedida é a costela de tambaqui com feijoada de frutos do mar que com a Eisenbahn Rauchbier (cerveja de malde defumado) foi de apreciar rezando. E lá até sobremesa vai com cerveja. Por que não experimentar um souflet de chocolate com sorvete de pistache acompanhado pela famosa Guinness? Se você já acha que boa comida só combina com vinho, está muito enganado.
A Cervejaria Gourmet deve ter bandas acústicas diariamente das 18h às 22h e não cobrará entrada. Além disso, o Mondo também passa a promover periodicamente, no local, palestras e encontros com especialistas em cerveja de diferentes áreas de atuação, como produtores, importadores, mestres cervejeiros, beer sommeliers e cervejeiros artesanais de diversas origens. É só ficar atento na programação.
Serviço: Mondo Birre (Rua Coronel Dulcídio, 558, Batel – Curitiba). O horário de funcionamento é diariamente das 17h30 até o último cliente. A partir da segunda quinzena de agosto também no horário de almoço. Informações: (41) 3232-5098 e www.mondobirre.com.br.
Update 28/07: Olá pessoal. Fiquei bastante surpreso com os comentários do leitor Alessando sobre o Mondo. Realmente não foi o que experimentei. Assim como eu, meu amigo Luigi Poniwass, da coluna e do blog A Noite Toda, também. E entrou em contato com o pessoal do Mondo Birre para verificar as reclamações.
O pessoal do Mondo informou que ainda está em fase de adaptação, que viram as reclamações e estão providenciando as melhorias. Informaram que o cardápio novo, com os pratos citados no post, está sendo impresso e deve estar disponível já neste fim de semana (1º e 2 de agosto). Já as cervejas serão separadas pela temperatura de serviço, como sugeriu o Alessandro. Já o almoço, começará a ser servido na Casa a partir da segunda quinzena de agosto. Eles aproveitam para reforçar que não será cobrada entrada no ambiente Cervejaria Gourmet, que terá wi-fi e será proibido fumar (no restante do Mondo, continua permitido).
É isso aí gente. Assim como o Alessandro, sugiro que sempre que possível comentem e deixem suas impressões sobre o que publico aqui. Tanto para elogiar algo legal quanto para reclamar ou sugerir melhoras. Vamos facilitar essa comunicação entre o público e os bares. Será melhor para todos.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
O que se sabe sobre o homem que explodiu bombas e morreu na frente do STF
Moraes atribui explosões em Brasília ao “gabinete do ódio” e compara com 8/1; acompanhe o Sem Rodeios
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS