• Carregando...
Músicas e cervejas em diversas harmonizações
| Foto:
Arquivo Pessoal/Clubier
Da esqerda para direita: Morruga, Emerson, Sulivan, Henrique (proprietário da cervejaria), Paulo e Evandro, em visita a Klein Bier em Campo Largo

Não sabia o que me esperava ao abrir aquela garrafa. Não conhecia a história daquela cerveja, nem do fabricante. Sabia apenas que era artesanal do interior do Paraná. Ingênuo. Não tinha a mínima idéia de que estava para provar a campeã do concurso das Associações de Cervejeiros Artesanais do ano anterior. Quando tomei o primeiro gole o amargor do lúpulo impactou na minha língua, agudo. Só consegui pensar em uma coisa: AC/DC.

Foi essa a história do meu primeiro contato com a De Bora Poderosa IPA, do Edigyl Pupo, de Imbituva, na região dos Campos Gerais. Lembro porque foi uma das primeiras vezes que associei a bebida com música. Mas tem um pessoal na internet que é especialista nisso. Trata-se dos blogueiros do Clubier (O Clube dos Cervejeiros), que fazem da combinação de diversas cervejas com músicas o HarmonizaSOM.

“Muito se ouve falar sobre harmonização de comidas e bebidas, principalmente com vinho. Agora, recentemente é que estamos vendo esse tipo de combinação com cerveja. Mas existe um outro hábito que todo mundo faz que é beber ouvindo música. Todo mundo tem uma música que lembra um amigo, uma viagem, um namoro. Enfim, a gente então percebeu que sempre tinha uma música que lembrava, ou que combinava com certo tipo de cerveja. Aí nasceu o HarmonizaSOM”, explica o publicitário Sulivan Cruz.

No blog você pode conferir combinações como Pink Floyd com cerveja Trapista, Diabólica com Hillbilly Rawhide, Estrella Damm com Billie The Vision & The Dancers, Old Speckled Hen com Gogol Bordello, Devassa com Rolling Stones e por aí vai. Até eu contribuí com o HarmonizaSOM da história que contei acima (Poderosa Ipa com Jailbreak do AC/DC).

Além dessa brincadeira, que traz muitas vezes sugestões de convidados, o blog Clubier traz novidades e curiosidades sobre a cerveja. Também tem sugestões cervejeiras baseadas nas viagens que os integrantes fazem pelo país. E até um wallpaper muito legal (que eu uso!) sobre cervejas artesanais.

E fazer tudo isso não é nada difícil para os quatro autores (os publicitários Sulivan Cruz, 29 anos, Emerson Alano, 27, Emerson Morruga, 28 e o empresário Paulo Roberto, de 26), cervejeiros artesanais e apaixonados pela bebida. “Fazer cerveja, beber e ouvir música… vamos combinar que não é nenhum sacrifício e sim um grande prazer. Os nossos investimentos hoje [de tempo e dinheiro] são para que as pessoas apaixonadas por cerveja, assim como nós, possam ter suas experiências compartilhadas, conheçam novas cervejas, existe uma infinidade de estilos e sabores. A satisfação de fazer o blog é muito maior do que o dinheiro que investimos”, diz Sulivan Cruz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]