A Oktoberfest de Blumenau (SC), maior festa alemã das américas e a segunda maior Oktoberfest do mundo – só perdendo para a original, de Munique -, começa nesta quinta-feira (6). Este ano estarão disponíveis mais de 600 mil litros de chope.
Que o volume de cerveja é impressionante, e que vai muita gente lá para tomar bastante, todo mundo já sabe. Mas também é possível curtir a festa numa boa. E para os que gostam de uma cerveja diferente, há cervejas artesanais e importadas. Aqui vão algumas dicas de onde encontrá-las.
Nos pavilhões, além do chope comum, cinco cervejarias artesanais do Vale do Itajaí estarão presentes: Bierland, Das Bier, Eisehbahn, Schornstein e Wunder Bier. Ótimas opções para um chope no meio da festança.
Já do lado de fora, há o Biergarten, um espaço mais tranquilo, bom para bater papo. Lá estarão disponíveis as cervejas importadas da Ambev: Stella Artois, Leffe, Franziskaner e Hoegaarden.
Há outro dois locais no Parque Vila Germânica que têm cervejas especiais: o Empório Vila Germânica e o Bier Villa. São mais de 60 rótulos, segundo a organização do evento, entre cervejas nacionais e importadas. O pessoal do Bier Villa me informou que terão até HB Hofbräu. Os preços, claro, variam bastante.
UPDATE: Recebi um e-mail neste domingo (9) falando de alguns outros rótulos que também poderão ser encontrados na Oktoberfest: Paulaner, Erdinger, Schneider e Brooklyn lager, além da Eisenbahn e Bierland. Ou seja, dá para beber boas cervejas na Oktoberfest.
A 28ª Oktoberfest abre com o primeiro desfile oficial às 19h30, pela Rua XV de Novembro, no centro da cidade. Após o espetáculo, será feita a sangria do primeiro barril de chope. A partir daí os festejos estarão abertos até dia 23 de outubro. A expectativa é que passem por lá de 600 a 650 mil pessoas esse ano.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS