Já não é a primeira vez. No final de setembro o Paraná teve um de seus representantes – o André Ramos, gerente do bar Aos Democratas – eleito pela Ambev o melhor tirador de chope Brahma do país. Agora três estabelecimentos do estado estão entre os que melhor servem a bebida, segundo a premiação nacional Clube Apreciadores do Chopp 2009, da Femsa. Os eleitos foram os bares Matriz e Filial, de Curitiba, Empório Guimarães, de Londrina, e a lanchonete Habib’s do Hauer, também na capital.
Os três estão entre os 29 do país que receberam o título “Grande Mestre Apreciador”, o mais alto reconhecimento do clube. Os critérios avaliados vão desde a forma de se tirar o chope, com grau de cremosidade adequado e colarinho ideal, até higiene, temperatura dos copos, condições certas de estocagem, visibilidade da marca, uso de instalações que valorizem a limpeza e o bom atendimento ao público (confira como tirar um bom chope em casa).
O programa contou com o treinamento dos estabelecimentos para atingir a excelência no serviço, segundo os critérios da cervejaria. Após isso, os estabelecimentos passaram por duas avaliações durante o período de um ano. Os melhores colocados foram os vencedores regionais e, posteriormente, no âmbito nacional. A premiação ocorreu no dia 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba – no Espaço Gourmet Siquini, em São Paulo.
Matriz e Filial
Apesar de já conhecer de fama, não posso falar do Empório Guimarães pois ainda não conheço. Quem sabe um dia… Mas recentemente fui ao Matriz e Filial, aqui em Curitiba. Um espaço dos mais agradáveis, com música boa, ótimos petiscos e, sim, um chope fresco e bem tirado.
Inaugurado há pouco mais de um ano, o bar é do melhor estilo boemia carioca. A música segue a linha samba e MPB, com destaque para segunda-feira: é a “Noite da Gafieira”. O projeto chama-se Gafieira de Primeira, e agita o local a partir das 19h, com a música do grupo Samba na Surdina e um grande espaço para dançar. Há até instrutores contratados pela casa para ajudar os interessados a dar os primeiros passos.
Além do chope, a carta de bebidas conta com cerca de 20 cachaças de boa qualidade. Para quem gosta de bebidas doces, uma das sugestões é a caipirinha Matriz e Filial, feita com seis frutas diferentes. Entre os petiscos, há desde os mais exóticos, como “Coelho a Passarinho”, até os mais simples, como a velha batata frita. Também há um chapa de carnes com legumes que é de encher os olhos. Todas as porções são grandes, servindo bem até três pessoas. Eu, que não sou pequeno, não dei conta de uma porção de isca de peixe, que estava muito boa…
Serviço: Matriz e Filial. Avenida Iguaçu, 2.300 – Água Verde – Curitiba. Fone: (41) 3343-3063
www.matrizefilial.com.br.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião