[Esse texto sobre as Session Beers foi originalmente publicado nesta quinta-feira (9), na coluna Bar do Celso da revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo.]
Nem só de American Lagers vive o verão cervejeiro. Há vários estilos que podem combinar bem com a estação mais quente do ano. Tendência lá fora e que está chegando aqui no Brasil, as Session Beers são um “copo cheio” para quem quer refrescância sem abrir mão de sabor.
Trata-se de uma categoria de cervejas. Elas podem ser de qualquer estilo, com diversos sabores, mas tendo como principais características baixo teor alcoólico, que normalmente não excede 5%, gosto mais suave e alto drinkability – palavra em inglês sem boa tradução na nossa língua, mas que significa o conjunto de características da cerveja que possibilita que a degustemos em volumes mais altos.
Apesar de estarem se destacando agora com esse nome, o conceito não é novo. As Session Beers teriam nascido na Inglaterra no começo do século passado, durante a Primeira Guerra Mundial, com estilos como Mild Ale e Bitter. Era esse tipo de cerveja que era consumido pelos trabalhadores em períodos de intervalo para não se intoxicarem com o álcool antes de voltar. O termo “session” vem do inglês e significa sessão, período de tempo.
Como a ideia é ampla, várias cervejas podem se encaixar nessa categoria. No entanto, algumas são assumidamente Session Beers. Já há rótulos importados no Brasil e estão surgindo os primeiros nacionais. A Tarantino Session IPA, por exemplo, é sazonal e surgiu na metade de 2013 produzida pelo cervejeiro americano Doug Odell na Cervejaria Dortmund, de Serra Negra (SP). Em novembro, a rede Mr. Beer lançou a Santa Muerte Session Pale Ale, em parceria com o estúdio Tattoo You e fabricada pela Dama Bier, de Piracicaba (SP).
Em janeiro devem chegar ao mercado a Verum Session Pale Ale, da curitibana Bodebrown, com 3,8% e feita com centeio, e a X-SessioIPA, da cervejaria carioca 2cabeças. Ambas foram lançadas no Mondial de La Bière, realizado em novembro no Rio de Janeiro. Em março, a Cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS), também deve lançar dois rótulos Session Beers em breve, um deles durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião