[Texto originalmente publicado na coluna Bar do Celso na revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico do jornal Gazeta do Povo, na quinta-feira (14). A revista é publicado toda a segunda quinta-feira do mês. Não perca!]
Não que outras datas cervejeiras sejam irrelevantes, mas essas em especial promovem a cerveja como uma bandeira, um símbolo, pela união das diversas culturas cervejeiras globais.E, porque não, pela união das pessoas além das fronteiras e marcas. Afinal, como diz o ditado, ninguém nunca fez amigos bebendo leite.
A data mais expressiva, o International Beer Day, aconteceu pela primeira vez em 2007. Foi organizada por um grupo de amigos em um bar em Santa Cruz, na Califórnia, Estados Unidos. Hoje a comemoração gera brindes em mais de 200 cidades de 50 países de seis continentes. Mesmo que as datas já tenham passado, porque não considerar o mês todo para essa confraternização universal?
Para os brindes, sugiro revisitar cervejas para lá de clássicas. Que tal provar novamente aquela Fuller’s London Pride, símbolo de Londres tanto quanto o Big Ben? Premium Bitter de sabor maltado, bem equilibrado com lúpulos herbais e terrosos ingleses, é representante fiel da escola britânica.
Se você prefere as alemãs, dou duas dicas. A primeira é a Weihenstephaner Hefe Weissbier, uma cerveja de trigo tradicional da cervejaria mais antiga ainda em funcionamento no mundo, datando de 1040. E para quem gosta de sabores mais intensos, a Paulaner Salvator, a primeira Doppelbock do mundo. Com 7,9% de teor alcoólico e sabores maltados, lembra castanhas e caramelo e é ideal para dias frios.
Para os fãs das belgas, nada como uma cerveja feita por monges da ordem dos Trapistas. A Chimay Blue Cap é talvez um das mais populares. Do estilo Dark Strong Ale, tem sabor frutado e maltado, lembrando frutas passas. Difícil é escolher uma americana, já que a escola cervejeira é tão popular quanto recente. Não poderia deixar de ser uma India Pale Ale lupuladamente cítrica. Indico a Green Flash West Coast IPA, um dos ícones das cervejas dos Estados Unidos.
E viva a cerveja!
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS