| Foto:
CARREGANDO :)

Muito se fala na combinação de vinhos com queijos. Mas é importante atentar que cervejas também harmonizam muito bem com esse petisco. A seu favor, a bebida tem a versatilidade de estilos, que combina muito bem com a diversidade de queijos, explica Edu Passarelli, gastrônomo especialista em cervejas. “O americano Garret Oliver, uma das maiores autoridades em harmonização de cervejas, diz que esta combinação é tão perfeita que não se sabe onde começa um e termina outro”, diz Passarelli.

Algumas outras características da bebida também são muito interessantes nessa harmonização, conta ele. A carbonatação, ou seja, o gás-carbônico inserido em muitas cervejas, ajuda a limpar as papilas gustativas da gordura dos queijos. Sendo assim, a cada gole a boca estaria melhor preparada para sentir novamente o sabor do queijo.

Publicidade

O amargor também é um atributo interessante, já que estimula o apetite e “corta” a gordura, diz Passarelli. “Além disso, o queijo e cerveja passam por processos semelhantes de fermentação. A cerveja é feita com cereais, e os cereais combinam com queijo, até mesmo historicamente. Pão e queijo. A cerveja, como dizem, é o pão líquido”, atenta ele.

Mas como combinar certo? O especialista diz que não há segredos. “Para os queijos mais gordurosos vamos pegar cervejas com maior concentração de lúpulo e com maior carbonatação”, explica. Para queijos menos gordurosos, o inverso é válido. “Para combinar bem, vale a mesma máxima usada para qualquer harmonização: queijos suaves com cervejas suaves, queijo intensos com cervejas intensas”, completa.

Quer uma orientação mais precisa? Abaixo está uma tabela de harmonização de queijos com cervejas, para ser consultada por vocês, queridos leitores. Ela foi elaborada pela Eisenbahn, e também está no site da cervejaria.

tabelaqueijosecervejas.pdf
Veja como harmonizar queijos e cervejas

Agora é só aproveitar!

Publicidade