| Foto:
CARREGANDO :)

Você já ouviu falar em dieta natural para cães e gatos? Se não, saiba que a ideia, que não tem nada a ver com vegetarianismo, é que eles não consumam nenhum alimento com conservantes, corantes ou aromatizantes. Então, nada de ração ou comida enlatada. Para quem segue essa corrente, o animal deve comer frutas, vegetais e carne crua com osso.

A alimentação deve ser preparada em casa. Mas não confunda com dar restos de comida, porque estes são prejudiciais ao organismo do animal por conter tempero. O conceito de alimentação natural nasceu na Europa, mas aqui no Brasil existe um site, o Cachorro Verde, que divulga e discute o assunto.

Publicidade

Segundo a especialista em nutrição animal Ana Luisa Palhano para funcionar o controle dos alimentos deve ser rigorosos por parte dos donos pois comida crua estraga mais rápido. “Quem elabora a refeição tem que ter conhecimento técnico – ou assistência técnica – do balanceamento de dietas, conforme as exigências de cada fase, porte e temperamento do animal. Além disso, em rações industrializadas são inseridos aditivos que podem contribuir para a saúde de cães e gatos e isso é mais difícil em alimentação caseira”, diz.

E você, o que acha da alimentação natural para gatos e cães? Tentaria em casa?