| Foto:
CARREGANDO :)

Este cachorrinho da foto parece estar usando dreadlocks, não é? A primeira vez que vi em um site pensei na hora que fosse montagem. Fiquei curiosa mas não fui pesquisar e acabei esquecendo. Dia desses vendo um programa no canal Animal Planet percebi que ele realmente existe.

A raça chama puli, é originária da Hungria e servia para pastoreio e caça. O curioso é que à primeira vista parece que o animal ganhou um penteado e um pet shop. Mas, na verdade, o pelo assume esse formato conforme cresce. Além de ser enrolado também é longo – pode chegar a 18 centímetros – para proteger o animal do frio e da neve. As cores mais comuns de pelagem são a preta, branca e cinza.

Publicidade

Infelizmente existem poucos cães da raça no mundo e por aqui, em Curitiba, não sei de nenhum. No programa um dos donos era uma senhora proprietária de uma loja de armarinhos. O cão ficava com ela no local e de tão peludo e macio era confundido com novelos de lã. Belezura à parte, o puli é considerado a raça mais trabalhosa do mundo para se ter em casa. Não discordo. Imagina dar banho em um cão desses?

Segundo a médica veterinária Mayara Bansho, residente do Hospital Veterinário da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), o puli não pode ser penteado e o ideal é levá-lo para o banho com um profissional. Mas, tirando este fator que pode dar trabalho, ela conta que seu temperamento é alegre, amigável e afetuoso.

Em tempo : dreadlock é um penteado que parece várias tranças cilíndricas amarradas com corda. Surgiu com o movimento rastafari.