Essa coisinha peluda e espetada que você está vendo aí chama-se hedgehog. Não tem tradução para o português e nem deveria ter por aqui, já que é proibido pelo Ibama. Embora ele se pareça com o porco espinho e o ouriço ( que é um roedor), é uma espécie diferente que come insetos.
O hedgehog é natural da Europa mas existe em outros lugares, como Estados Unidos , Ásia, África e Nova Zelândia. Eles são criados como pet, só que ao invés de ficarem dentro de casa vivem em jardins. “Se ficarem dentro não conseguirão comer insetos e serão alimentados com ração de gato ou cão, o que os tornaria muito obesos”, explica e professora de Medicina Veterinária da Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Valéria Teixeira.
Segundo Valéria eles cabem na palma da mão e interagem com as pessoas. Seus espinhos não chegam a machucar como os do ouriço e porco espinho.
Lembram do Sonic?
Quem foi criança nas décadas de 80 e 90 deve ter notado a semelhança dele com um personagem do videogame. Sim, o Sonic é um hedgehog! Imagino que a maioria, assim como eu, passou a vida toda pensando que o bichinho azul fosse um porco espinho. Ledo engano.
Hedgehog com roupinha
Essa semana um colega aqui do jornal me mandou o vídeo de um hedgehog vestido com uma roupa rosa. Nós dois pensamos que fosse um porco espinho. Fui atrás de um especialista e foi aí que nasceu a ideia do post.
Confira: