O Blog Animal publicou ontem um post sobre uma proposta da vereadora Julieta Reis que gerou muita polêmica. Ela entrou em contato e nos enviou o seguinte comentário que segue abaixo na íntegra:
“Antes de responder sobre a questão do projeto que garante a permanência de animais em condomínios residenciais, quero explicitar que também sou autora dos projetos que regulamenta a posse responsável e proibição da vivisseção em animais (pesquisa científica dolorosa em animais vivos), ambos encontram-se em tramitação neste Legislativo.
Sobre o projeto sobre a garantia de permanência de animais em condomínios residenciais, propus este projeto, pois houve sondagens na Câmara Municipal por entidades ligadas a síndicos, e também moradores, os quais sentem-se prejudicados de alguma forma por animais.
Me adiantei e protocolei o Projeto, antes que outro vereador não ligado as causas dos animais, protocolasse, pois perderíamos o controle durante as negociações dos artigos. Estou tentando regulamentar a permanência de animais de estimação em condomínios horizontais e verticais e em unidades autônomas. A idéia é proteger o animal de maus tratos, e também preservar a saúde pública.
A idéia NÃO É LIMITAR o número de animais, mas dar mais subsídios de punição à maus tratos e abusos, inclusive de higiene. A intenção é também afastar o projeto de quem possa tentar colocar esta limitação. Pode at é ser que na redação alguma coisa ficou obscura, mas o projeto apresentado está apenas em discussão e não é definitivo.
As entidades de proteção e abrigo de animais não seriam abrangidas pela regulamentação.
Minha intenção é receber sugestões da população para melhorar a proposição”.
Vereadora Julieta Reis