Assim como é para os seres humanos, a obesidade põe em risco a vida dos animais. Quando um animal ingere continuamente mais calorias de que precisa fica com peso muito elevado e passam a sofrer uma deterioração visível na habilidade atlética e na aparência, segundo nutricionistas da Iams Company, fabricante de alimentos especializada em nutrição animal. Os riscos em cirurgias e de contrair diabetes também são maiores.
O tema motivou um concurso no Reino Unido, em setembro do ano passado, para saber qual o animal de estimação que seria capaz de perder mais peso. A vencedora foi a gata Amber, de 12 anos, que mora com a dona, Penny Faulkner, em Edimburgo. A gata estava 62% acima do peso. Ela perdeu 1,2 quilos, o equivalente a 17% de seu peso anterior.
Segundo informações publicadas no site Planeta Bizarro, do portal G1, Amber sabia abrir a geladeira e roubava queijo e salmão defumado. A dieta, que se reumia basicamente em cortar os alimentos impróprios, foi recomendada por uma ONG. A dona ficou feliz com a diferença de comportamento da gata. “Ela não tem mais dificuldade para andar, dorme menos e já pode pular muros.”
É melhor prevenir
A obesidade é mais fácil de prevenir do que de curar. Veja dicas para iniciar um programa de controle de peso no seu animal de estimação:
– Consulte um veterinário antes de iniciar um programa de controle de peso para o seu animal
– Compre uma balança de bebê e pese o seu animal a cada duas semanas
– Alimente-o com alimentos pobres em gordura e ricos em carboidratos para restringir a ingestão de calorias disponíveis na gordura
– Elimine todas as guloseimas
– Aumente o nível de atividade do seu animal
– Tente combinar a hora das refeições com a hora da recreação jogando as migalhas do alimento do seu animal uma a uma
– Divida as porções diárias de alimento em várias refeições menores
– Seja paciente e persistente!
Fonte: Iams Company.
Seu animal de estimação sofre ou já sofreu de obesidade? Como você faz o controle? Deixe aqui seu depoimento.