Se você respondeu “sim” à pergunta do título é bom tomar cuidado: o uso de perfumes (mesmo os especiais para animais) é uma ameaça e tanto para a saúde dos pets.
No começo de novembro,
Durante a entrevista para esta matéria, a assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) Louise Bousfield de Lorenzi Tezza alertou para o uso de perfumes em cães e gatos após o banho em petshops.
Segundo ela, o uso exagerado deve inspirar cuidados nos donos, porque demonstra que o estabelecimento desconhece a fisiologia dos cachorros e pode até estar disfarçando um serviço malfeito. “Existem lojas que dão apenas um banho superficial e exageram no perfume depois para ocultar o odor do animal e a higienização deficiente“, alerta.
Ela explica que o hábito é prejudicial porque o principal sentido dos cães é o olfato. “O ser humano tem cerca de 5 milhões de receptores olfativos, enquanto um cão ultrapassa 200 milhões. Portanto, quando colocamos perfume no animal, ele deixa de diferenciar os cheiros. Na prática, é como se as pessoas saíssem vendadas do salão de beleza, sem poder enxergar nada.”
A médica veterinária explica que a preocupação deve ser ainda maior entre os donos que têm mais de um pet em casa. “O animal que tomou banho volta com esse cheiro forte, não natural, e ele pode não ser reconhecido imediatamente pelos outros cães, podendo ocasionar brigas.”
E você, costuma passar perfume em seu pet? O petshop onde você leva seu cachorro ou gato tem esse hábito? Conte para nós!
Deixe sua opinião