A cerimônia de abertura olímpica é cercada por expectativa, principalmente em relação ao escolhido para acender a pira olímpica – no Rio, Pelé é o mais cotado.
Boa parte de evento, porém, é reservado ao desfile das delegações. Confira sete curiosidades sobre a parada das nações no Maracanã.
1- O desfile contará com a participação de 205 países. É respeitada a ordem alfabética do país anfitrião. As exceções ficam por conta da Grécia, que abre o desfile, e do Brasil, que encerra a festa.
2- A parada terá ainda duas delegações transnacionais: Atletas Olímpicos Independentes e Time Olímpico de Refugiados.
3- O Comitê Organizador espera que o desfile dure exatamente 1 hora 45 minutos e 37 segundos. O início está previsto para 20h50.
4- O planejamento é que o desfile brasileiro comece às 22h28. O time nacional conta com 465 atletas nos Jogos do Rio.
5- O tenista espanhol Rafael Nadal será o porta-bandeira mais conhecido do desfile. Yane Marques, pentatleta medalhista de bronze em Londres-2012, foi escolhida para carregar a bandeira brasileira.
6- A maior delegação da Olimpíada é dos Estados Unidos: 555 atletas. A menor é de Tuvalu. O país da Oceania terá apenas um representante: Timuani Etimoni, que disputará os 100m rasos. Aqui não houve dúvida para se escolher o porta-bandeira.
7- O uniforme brasileiro do desfile de abertura foi desenhado pela estilista Lenny Niemeyer. O objetivo foi destacar o litoral, as cores e a fauna. Bom gosto? Tirem suas conclusões.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”