Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Recrutinha: o gibi do Exército que lembra os atletas que já vestiram farda

Gibi Recrutinha conta história dos atletas que já serviram o Exército

Gibi Recrutinha conta história dos atletas que já serviram o Exército

Duas publicações voltadas às crianças chamam a atenção no material distribuído pelo Exército à imprensa na Rio-2016: um gibi e um álbum come figurinhas dos atletas da corporação que disputarão os Jogos Olímpicos. Dos 145 esportistas militares da delegação brasileira, 52 são do Exército, a maioria do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), parceria entre ministérios da Defesa e do Esporte que inclui desportistas no quadro das Forças Armadas.

 

No gibi Recrutinha, o personagem de mesmo nome, junto com a amiga Olivinha lembram dos atletas brasileiros que já vestiram farda. Entre eles, Pelé – ou soldado Nascimento, como o Rei era chamado no 6º Grupo de Artilharia da Guarda Costeira em Praia Grande, litoral de São Paulo. Pelé, que não pôde participar da cerimônia de abertura da Rio-2016 por problemas de saúde, serviu o Exército em 1959, logo depois de ser campeão mundial na Copa de 1958 na Suécia.

 

Jogando pelo Exército, o Rei do Futebol foi campeão sul-americano pela seleção brasileiras das Forças Armadas, vencendo a Argentina na final, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires.

 

Álbum dos atletas do Exército que disputarão a Rio-2016

Álbum dos atletas do Exército que disputarão a Rio-2016

Outro atleta lembrado na revistinha é o saltador João do Pulo. O recordista mundial e duas vezes bronze no salto triplo (Montreal-1976 e Moscou-1980) era militar de carreira. Serviu por 14 anos no Exército, onde chegou ao posto de sargento. Em 1981, quando perdeu uma perna em um acidente de carro, João do Pulo entrou para a reserva do Exército e abandonou o esporte.

 

A terceira atleta militar lembrada no gibi é Yane Marques, porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura da Rio-2016, na noite de sexta-feira (5). Sargento. Entretanto, ao se referir à pentatleta pernambucana, o gibi comente um erro, dizendo que ela foi campeã, quando na verdade Yane foi bronze nos Jogos de Londres-2012.

 

Já o álbum conta com figurinhas de 96 atletas, além dos 52 militares do Exército que disputarão a Rio-2016.

Figurinhas dos atletas do Exército

Figurinhas dos atletas do Exército

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.