O ginasta holandês Yuri van Gelder foi mandado de volta para casa pelo comitê olímpico do país europeu. Classificado para a final das argolas, o rival do brasileiro Arthur Zanetti acabou expulso por indisciplina.
Após passar pela fase classificatória e garantir a classificação, o atleta – que é casado com uma brasileira – deixou a Vila Olímpica na noite de sábado (6) e voltou apenas na manhã de domingo. Ele admitiu que saiu para beber.
O comitê holandês não tolerou o episódio. “É terrível para o Yuri, mas esse tipo de comportamento é inaceitável”, declarou o chefe de missão da Holanda Maurits Hendricks em um comunicado oficial. “Em termos esportivos é um desastre, mas não tínhamos outra escolha diante da violação dos nossos valores”, completou o dirigente.
Esta era a primeira Olimpíada de Gelder, de 33 anos, mas ele acumula resultados expressivos. Foi campeão mundial nas argolas em 2005 e subiu ao pódio em 2006 e 2007. No Mundial de Glasgow, no ano passado, foi o sexto colocado.
Em 2009, o ginasta já havia se envolvido em outra grande polêmica: acabou suspenso por consumo de cocaína e pediu desculpas.
A vaga na final das argolas, marcada para a próxima segunda-feira (15), foi herdada pelo francês Danny Pinheiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas