A Human Life International lança neste mês um documentário sobre as transformações recentes que vêm ocorrendo em países do centro e leste europeu, no que se refere a legislações que protejam a vida humana desde a concepção. Em Central and Eastern Europe: A Return to Life as nações protagonistas são Hungria e Polônia, dois países que já foram dominados por nazistas e comunistas, e agora tentam deixar para trás os resquícios ditatoriais, como a imposição do aborto e outras formas de controle da natalidade.
As seis décadas de domínio soviético são sentidas até hoje na luta desses países para fugir do abismo demográfico em que foram lançados, especialmente a Hungria, um país de idosos onde a taxa de crescimento populacional é de -4%.
O documentário resgata a recuperação da Polônia desde a queda comunista, e destaca o ano de 1993, quando se tornou o primeiro país da antiga União Soviética a reverter a legislação sobre o aborto, garantido proteção legal ao embrião.
No caso húngaro, as transformações vêm sendo mais lentas e recentes. Em 2012 entrou em vigor a nova constituição que protege expressamente a vida desde a concepção, e criminaliza a eugenia. O país sofreu forte pressão da União Europeia por causa desse documento. Os dirigentes do bloco tentaram convencer o presidente a vetar o texto e adaptá-lo ao modelo dos europeus-ocidentais, mas o governo húngaro parece ter resistido às tentativas de intromissão da UE. Intromissão externa, aliás, é algo que húngaros e poloneses definitivamente não aguentam mais.
O DVD de Central and Eastern Europe: A Return to Life ainda só está disponível via importação e pode ser adquirido aqui
Confira o trailer: