Começa nesta sexta-feira e vai até domingo o Seminário de Bioética, promovido pela Comissão de Bioética da CNBB, na PUCPR. O tema principal será a encíclica Evangelium Vitae, de João Paulo II, que completa 20 anos em 2015 . Trata-se do texto que reforça e resume o ensino da Igreja sobre temas relacionados à bioética. Apesar do foco, o evento terá palestras e painéis abrangentes, sobre vários assuntos relacionados, como a formação ética dos profissionais de saúde, prolongamento artificial da vida e uso estratégico da linguagem nas polêmicas envolvendo o aborto.
Algumas figuras conhecidas do leitor do blog estão no evento, como a doutora Lenise Garcia, doutora em Biologia e presidente da ONG Brasil Sem Aborto; o padre Rafael Fornasier, assessor da Comissão Vida e Família da CNBB e o professor Mario Antonio Sanchez, coordenador do mestrado em Bioética da PUCPR. Há também convidados muito especiais, que encararam várias horas de voo para estar em Curitiba. É o caso do cardeal holandês William Eijck, da Pontifícia Academia para a Vida, e do padre Livio Melina, presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família.
O pessoal da Comissão Família e Vida da Arquidiocese de Curitiba está fazendo um belo trabalho na organização e prometem postar no site do Seminário da Vida o vídeo de cada palestra, logo após seu encerramento.
Aliás, foi publicada na Gazeta do Povo de ontem um artigo sobre a encíclica que dá o norte do evento. Não deixem de ler.
***
Curta a página do Blog da Vida no Facebook.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana