| Foto:

Os desastres ambientais que acompanhamos recentemente em diversas partes do mundo e no Brasil – agora com as enchentes na China – chamam atenção para as mudanças climáticas que têm afetado o planeta. A preocupação com o aquecimento global é cada vez mais acentuada.

CARREGANDO :)
Publicidade

O geólogo Renato Lima, diretor do Centro de Desastres da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou um cenário devastador para o litoral do Paraná caso o nível do mar suba 1,5 metro. Se isso acontecer, tudo o que conhecemos de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba ficará abaixo d’água. A maré e as ondas devem avançar até o pé da Serra do Mar.

Já o climatologista José Marengo, integrante do Centro de Ciência do Sistema Terrestre, grupo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), falou sobre o risco que povos insulares correm. Populações inteiras terão de ser removidas das ilhas onde moram para outras partes do planeta, deixando para trás costumes e tradições que serão engolidas pelas águas oceânicas.

Diante dessas avaliações, podemos imaginar (e aguardar) que o futuro e o clima nos darão novas Atlântidas – cidades perdidas nas profundezas do mar.