| Foto:
CARREGANDO :)

Já está no papel: Curitiba vai receber no ano que vem a primeira ciclofaixa, espaço exclusivo para bicicletas, separado por tachões e que fica lado da via usada por carros. O convênio foi assinado esta semana entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com financiamentos do Banco Mundial, o que garante a implantação.

Publicidade

Aproveitando o momento, os ciclistas vão em busca de novas possibilidades para melhorar o trânsito para as magrelas e transformá-las em meio de transporte modal. No próximo domingo, será lançado um site (votolivre.org) que pretende reunir 65 mil votos para um projeto de lei que quer garantir que:

– 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclofaixas;
– a cidade tenha bicicletários em pontos estratégicos;
– haja campanhas de educação e respeito aos ciclistas e;
– a criação de um passeio turístico para conhecer a capital de bicicleta.

Se os organizadores conseguirem a quantidade de votos, automaticamente poderão levar o projeto de lei (de iniciativa popular, mas organizado por um advogado) à Câmara de Vereadores que deve analisar o pedido e levá-lo para votação.

Se você anda de bicicleta, quais outras alternativas poderiam acontecer em Curitiba para que os ciclistas andem com segurança? Comente!