De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Curitiba é a capital mais motorizada do país, com uma frota de 1,2 milhão de carros para
1,8 milhão de habitantes. Com esse número tão grande de automóveis circulando pelas ruas e a avenidas da cidade, gerando engarrafamentos e gerando passivos ambientais, a solução mais simples e barata que existe para percorrer boas distâncias em um curto espaço de tempo é a bicicleta, como mostra a reportagem de hoje da Gazeta do Povo.
Inventada no fim do século XIX, a magrela ou bike, vem ocupando espaço entre os modais e é hoje o veículo de transporte mais utilizado nas grandes cidades.
Com preços acessíveis, que variam entre R$100 e R$2 mil, as bicicletas podem ser facilmente adquiridas em qualquer loja de esporte ou departamento.
Hoje, o grande desafio para os ciclistas é a falta de infraestrutura urbana, a cidade não foi pensada e projetada para absolver esse modal. Outro problema enfrentado pela maioria dos ciclistas é a falta de respeito dos motoristas, que com essa atitude, acham que são os “donos da rua”.
E você, para ir ao trabalho, escola e faculdade, trocaria o carro e o ônibus por uma bicicleta?