Já ouviu falar em vinagre balsâmico? É um vinagre produzido na região de Modena, na Itália, e que fica envelhecendo por anos em tonéis de madeira – justamente por isso dá um sabor especial e um perfume diferente às saladas, frutas e antepastos.
Normalmente têm uma acidez suave e uma combinação de sabores doces. “O balsâmico realça muito pratos com pimentões grelhados, cebolas caramelizadas e frutas – morango com vinagre balsâmico é um clássico!”, diz Alexandre Bressanelli, chef de cozinha, professor do Centro Europeu e responsável por selecionar as melhores receitas inscritas no Desafio do Chef. Se a sua ideia é usar frutas em uma salada de folhas verdes e balsâmico, morango e manga são as melhores opções, segundo o chef.
Além dos vinagres, existem também os cremes de balsâmico, que são densos e menos ácidos que os vinagres e podem ser usados tanto para saladas quando para sobremesas e saladas de fruta. “Gosto muito de creme de balsâmico ao pesto acompanhado por salada verde de rúcula, tomates frescos e lascas de parmesão. Regados, é claro, por um bom azeite de oliva”, diz Bressanelli.
E você, já usou os vinagres e cremes balsâmicos? De que forma? Deixe sua dica nos comentários. E não esqueça que as inscrições para a etapa de entradas e antepastos do Desafio do Chef estão abertas. No www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/desafiodochef você confere o regulamento completo do concurso e a ficha de inscrição. Não perca tempo e boa sorte!
Deixe sua opinião