Após chacota, Globo pede desculpas a Sidão e tira poder do internauta
O goleiro Sidão, do Vasco, foi o personagem da rodada deste fim de semana. Motivo: foi eleito pelos internautas da Rede Globo o craque do seu jogo, após uma confusa atuação.
Ele levou três gols na derrota para o Santos na tarde deste domingo (12). Além de sair jogando mal no lance que originou o primeiro gol do Santos, se atrapalhou e saiu mal em outras jogadas –numa delas, a bola acabou na trave.
>> Premiação da Globo no Brasileirão 2019 será cinco vezes maior; veja valores
>> Ranking aponta a ‘nova ordem de grandeza’ do futebol brasileiro
Apesar disso, Sidão foi eleito craque do jogo numa votação online promovida pela Rede Globo durante as partidas. O goleiro teve 90% dos votos. A votação em massa no goleiro do Vasco foi arquitetada pelas redes sociais.
Após a partida, como é praxe, a repórter da Globo Julia Guimarães entregou o prêmio ao goleiro. “Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi uma votação feita apenas por torcedores na internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas fica aqui esse troféu para você”, afirmou, ao vivo, visivelmente constrangida.
O goleiro, que antes da entrega admitira a falha no primeiro gol do Santos, aceitou o “prêmio” e não fez maiores comentários.
>> Tabela Brasileirão 2019: todos os jogos na TV
>> Globo, SporTV, TNT, PFC… Entenda o rateio do Brasileirão 2019 na TV
Walter Casagrande, comentarista da Globo, criticou a iniciativa e abriu uma reação em massa em defesa de Sidão.
“Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mau gosto com esse troféu ridículo. O Sidão é um trabalhador honesto e merece o respeito de todos. Me desculpe mesmo”, escreveu ele em seu Instagram, em postagem acompanhada de uma foto do goleiro. Roger Flores, também comentarista e apresentador da emissora, endossou a opinião.
Enquanto o jogo ainda acontecia, o narrador Luis Roberto, vendo as parciais da votação, tentou amenizar a ironia dos torcedores, dizendo que o prêmio seria o “Troféu Solidariedade”.
A justificativa da Globo para entregar o troféu a Sidão é que a promoção “craque do jogo” integra o pacote comercial das transmissões do Brasileirão, segundo divulgou o portal UOL.
A polêmica envolvendo o goleiro Sidão, que foi eleito ironicamente como o “Craque do Jogo” após atuação ruim na derrota do Vasco, segue repercutindo. Depois de manifestações de apoio de Walter Casagrande, Neto, e outros, foi a vez do Santos se posicionar.
Por de suas redes sociais, o Peixe se solidarizou com o goleiro: “Erga essa cabeça. Manda essa tristeza embora. Basta acreditar que um novo dia vai raiar. Sua hora vai chegar”, escreveu.
A publicação recebeu até comentários ilustres, como o do craque do futsal, Falcão, também em apoio ao ex-jogador do São Paulo.
Toda a polêmica se deu porque Sidão falhou no primeiro gol do Santos e recebeu o prêmio com 90% dos votos. A entrega do troféu foi feita pela repórter Julia Guimarães, constrangida, em cena que gerou “climão”.
Em mensagem postada em seu site, a emissora pediu desculpas e anunciou a perda de poder do internauta na escolha do craque da rodada.
“O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão. A partir da próxima quarta-feira, quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto“.
Sidão comenta prêmio irônico dos internautas da Globo
O goleiro Sidão se pronunciou nesta segunda-feira (13), um dia depois de passar por um constrangimento na derrota do Vasco para o Santos, por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador, ironicamente eleito pelos internautas na transmissão da TV Globo como o craque da partida, disse desejar que o caso gere uma reflexão entre todos envolvidos com a modalidade.
“Uma trajetória com muita luta, sempre foi assim a minha vida. “Do Caos, surgem as oportunidades”. Que esse constrangimento generalizado toque cada um de nós (atletas, jornalistas, técnicos, dirigentes, agentes e torcedores), enfim, todos aqueles que buscam e tentam fazer um futebol melhor, tendo como pilar principal o RESPEITO PROFISSIONAL”, escreveu Sidão em publicação no Instagram.