Estudo revela clubes que mais faturam com patrocínio no Brasileirão

O estudo financeiro feito pelo banco Itaú BBA, divulgado em primeira mão pelo Globoesporte.com, revela o ranking de faturamento com publicidade e patrocínio dos clubes do futebol brasileiro em 2017.
O Palmeiras lidera com folga a lista após ter faturado R$ 137 milhões na última temporada. Segundo o estudo, 35% deste valor provêm do banco Crefisa, patrocinador máster do clube paulista.
Outro dado que o ranking evidencia é que cinco clubes estão em outro patamar em relação aos demais. Corinthians, Flamengo, São Paulo e Grêmio tem uma distância de pelos menos R$ 22 milhões para os outros clubes da Série A nas receitas publicitárias.
Já entre os menores valores estão os times paranaenses: Atlético e Paraná. O Tricolor foi o último colocado, mas disputou a Série B no ano passado. No entanto, o Furacão é apenas o 17.º, com R$ 7 milhões, atrás de América-MG e Chapecoense.
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Ranking de faturamento com patrocínio e publicidade em 2017
1 – Palmeiras: R$ 137 milhões
2 – Corinthians: R$ 95 milhões
3 – Flamengo: R$ 90,4 milhões
4 – São Paulo: R$ 69 milhões
5 – Grêmio: R$ 65 milhões
6 – Internacional: R$ 38 milhões*
7 – Atlético-MG: R$ 35 milhões
8 – Santos: R$ 28 milhões
9 – Cruzeiro: R$ 26,4 milhões
10 – Vasco: R$ 19 milhões
11 – Botafogo: 19 milhões
12 – Fluminense: R$ 15 milhões
13 – Sport: R$ 15 milhões
14 – Bahia: R$ 12,9 milhões
15 – Chapecoense: R$ 11 milhões
16 – América-MG: R$ 7,4 milhões*
17 – Atlético-PR: R$ 7 milhões
18 – Vitória: R$ 5,7 milhões
19 – Ceará: R$ 5 milhões*
20 – Paraná: R$ 2,2 milhões*
*Disputou a Série B em 2017
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