Soldes. Rebajas. Sale. Cartazes com esses dizeres já se espalham por vitrines de toda a Europa. Em bom português, são as esperadas megaliquidações, no Velho Continente, uma boa chance dos turistas levarem para casa roupas, sapatos e outros produtos com descontos de até 70%.
Na França, os soldes vão até a primeira semana de agosto e muitos visitantes deverão deixar alguns euros nas Galerias Lafayette e Printemps, na região dos grandes bulevares, em Paris. Nas liquidações francesas é possível trazer na bagagem produtos de grifes sofisticadas – como Kenzo, Lacoste e Marithé + Francois Girbaud – com descontos de até 50%. Preços tentadores também podem ser encontrados nas exclusivas lojas da Avenue Montaigne e Faubourg Saint-Honoré, incluindo as de alta costura.
Na Espanha, a festa de descontos pode ser conferida nas tiendas que apresentam os esperados cartazes rebajas. Na loja de departamento El Corte Inglés, os preços nas etiquetas caíram em até 50%, inclusive nos produtos de grife. Para quem procura sapatos, a dica é percorrer as vitrines da Calle Augusto Figueroa e, no caso das marcas mais moderninhas, o melhor é seguir para a Calle Fuencarral, ambas próximas a Gran Vía, que também está cheia de rebajas.
E mesmo quem está na Inglaterra, onde os preços costumam ser mais salgados (a libra é mais cara que o euro), deve dar uma volta no comércio para conferir onde estão ocorrendo as megaliquidações. Na movimentada Oxford Street, em Londres, vitrines de lojas como Selfridges, Gant, H&M, Nike e Banana Republic estampam cartazes sale, informando descontos que variam de 10% a 50%.