| Foto:

Você pode conhecer muito de um país por meio da culinária. Em Cingapura, os pratos mais comuns remetem a uma viagem pela China, Índia e Malásia. E é bom que o visitante não tenha qualquer tipo de frescura à mesa.

CARREGANDO :)

O prato típico do país é malaio: o Singapore Chili Crab – enormes caranguejos servidos ao molho picante – ardência comum à maior parte da comida local. Um prato com esta iguaria custa em torno de 50 dólares de Cingapura – cada unidade da moeda vale hoje R$ 1,30. Como se trata de uma ilha, os crustáceos estão presentes em quase todos os restaurantes.

Publicidade

Detalhe interessante é que, primeiramente, vão colocar à mesa apenas um par de hashi – os “palitinhos” orientais. Somente se o turista pedir, colocarão talheres – apenas garfo e colher; raríssimo ver uma faca na mão dos comensais. Com ou sem talher, o fato é que, hora ou outra, você vai ter que esquecer a etiqueta e, como fazem os nativos, apelar pra as mãos. Aliás, outra boa dica é levar sempre lenços de papel consigo. Guardanapo, por aqui, é coisa rara.

Mas populares, mesmo, são os Hawker Centers espalhados pela ilha. São praças de alimentação – estima-se que haja 500 delas pela cidade – que servem todos os tipos de iguarias de origem chinesa.

Aqui, é extremamente recomendável que o turista esteja aberto a novos sabores, novos temperos e novas experiências. Nos Hawker Centers encontra-se de tudo: frutos do mar, carnes de ave e suína, principalmente, preparados com tantos temperos quantos você possa imaginar que existam na Ásia. Não raro servidos no mesmo prato, formando uma mistura, digamos, explosiva.

Além de ser uma verdeira viagem pela cultura chinesa, os Hawker Centers são também a alegria de quem quer gastar pouco: cada prato custa, em média, 3 a 5 dólares de Cingapura. Porções individuais, é claro.

Publicidade

Após uma refeição aqui, pode ter certeza: você estará preparado para tudo.


* O jornalista viajou a convite da Singapore Airlines