Está se preparando para viajar para a Europa e pretende levar seu pet para um tour pelo Velho Continente? Então, prepare-se, pois as exigências para descer com um animal de estimação, num dos países que fazem parte da União Europeia, são grandes. E importante: prepare-se com bastante antecedência, pois todo o processo leva 4 meses. Então vamos a cada passo:
1.º PASSO
Procure um veterinário para o implante de um microchip subcutâneo. Essa será a identificação do seu bichinho de estimação.
2.º PASSO
Peça para o veterinário coletar uma amostra de sangue do pet e enviar para o Instituto Pasteur, de São Paulo, para o teste de sorologia que medirá a proteção dele contra a raiva. O instituto é o único laboratório brasileiro autorizado a emitir o certificado, mas veterinários de todo o país podem enviar as amostras via Sedex. Para fazer o exame, a vacina de raiva deve estar em dia e a última dose precisa ter sido aplicada pelo menos 30 dias antes.
4.º PASSO
Com o laudo do Instituto Pasteur na mão, espere os 90 dias da quarentena obrigatória para embarcar com o animal.
5.º PASSO
Reserve o lugar do bichinho de estimação no voo – as companhias aéreas limitam o número de animais por aeronave (em geral, no máximo 2 ou 3). O preço do embarque depende da empresa (em média, US$ 150 por um animal de pequeno porte).
6.º PASSO
Na semana do embarque, leve o animal ao veterinário e peça um atestado de boa saúde.
7.º PASSO
Com o atestado em mãos, é preciso levá-lo ao departamento do Ministério da Agricultura que cuida do transporte internacional de animais (geralmente localizado nos aeroportos internacionais) para a emissão do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), que só vale por oito dias. Além de levar o bichinho para a leitura do microchip, é preciso ter em mãos:
– o atestado do veterinário emitido no máximo 72 horas antes
– o resultado do teste de sorologia emitido pelo Pasteur
– a carteira de vacinação do animal, com todas as vacinas de raiva em dia
PRONTO!!!
Seu companheiro está pronto para embarcar para o Velho Continente.