A representação diplomática dos Estados Unidos no Brasil vai implantar um projeto-piloto para facilitar a passagem de brasileiros pela imigração nos Estados Unidos. Conhecido como Global Entry, o programa permitirá que os viajantes pré-aprovados evitem filas nos aeroportos americanos.
Para fase inicial, 150 brasileiros – empresários e funcionários de empresas aéreas e jornalistas que viajam com frequência aos Estados Unidos – serão selecionados. Antes de embarcar, eles devem pagar uma taxa de U$ 100, válida por cinco anos, e terão seus antecedentes criminais checados pela Polícia Federal brasileira.
Se aprovados, quando desembarcarem em um dos 20 aeroportos americanos que fazem parte do programa, eles não terão que pegar filas na imigração e vão se dirigir a uma máquina que analisará o passaporte e as digitais, dando autorização para a entrada. O viajante, então, poderá recolher sua bagagem.
O governo dos Estados Unidos ainda não sabe quando o programa será efetivamente implantado para todos os brasileiros. Para que ele comece, é necessário que o governo brasileiro assine um memorando com os Estados Unidos, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano.
Deixe sua opinião