Depois de alguns contratempos no desembarque na Europa, Suzany Brito Dias e Agenor Gomes dos Santos Filho, o Ge, conseguiram mandar o primeiro relato da sua viagem de moto no litoral europeu, conforme reportagem publicada no Caderno de Turismo do dia 7 de julho. Acompanhe a aventura do casal aqui no blog da editoria.

CARREGANDO :)

Por Suzany de Brito Dias

Publicidade

Após um voo longo e tranquilo, chegamos em Roma, o primeiro destino da viagem. Até dia 23, vamos percorrer parte do litoral da Itália, França e Espanha, a bordo de uma moto esportiva.
O caminho até o hotel já foi o primeiro passeio turístico. Passamos pelo Centro Histórico e confesso que meus olhos se encheram de lágrimas.
A comunicação com os italianos, um dos nossos temores antes da viagem, foi tranquila. Falávamos em inglês ou espanhol com os recepcionistas e, é claro, na hora de agradecer não podíamos deixar de dizer “grazie”, utilizando um pouquinho de cada idioma.

Antes de fazer o check-in, fizemos um rapido city tour em Roma, a bordo de um ônibus de turismo local. Esse serviço custa em média 20 euros por pessoa e pode ser utilizado durante todo o dia, com reembarques em determinados pontos turísticos.
Almoçamos em um restaurante na frente do Coliseu e sem a intenção de gastar muito, pedimos um cheese burger com batatas e saladas servido no prato, acompanhando o velho e bom refrigerante (afinal o suco de laranja local não é nada parecido com o nosso). No total, pagamos 26 euros.

Como o hotel em que estávamos hospedados ficava a cinco quadras do Coliseu, voltamos andando e apreciando esse monumento admirável. À tarde, pegamos novamente o ônibus turístico e fomos conhecer alguns monumentos e locais históricos. A visita ao Vaticano ficou para o retorno à Roma, no dia 23. A fila para entrar na Basílica de São Pedro dava volta na praça e o sol estava muito forte.

Publicidade

Roma é simplesmente encantadora. Suas ruas calmas porém repletas de turistas de todos os cantos do mundo nos fazem sentir dentro de um grande caldeirão cultural. A cidade é movimentada pelo turismo histórico, havendo poucos centros de comércio, onde encontramos algumas lojas de marca também presentes no Brasil, e é claro com preços bem sugestivos! Achei uma loja maravilhosa e irresistível de maquiagens, com muitas marcas diferentes, de qualidade e variedades para todo tipo de consumidoras. Como o nosso tour ainda vai longe (apesar de termos a sensação de viajar há uns 10 dias), deixaremos as compras de produtos pessoais e souvenir no retorno a Roma.
Após um longo dia de caminhada, sobe e desce de ônibus, sol escaldante e muitas fotos, voltamos ao hotel saboreando o sorvete mais perfeito do mundo. Sim, estamos impressionados com a qualidade do que degustamos por meros 2,50 euros.

A noite fomos apreciar uma típica pizzaria italiana, onde fomos muito bem recebidos. Achamos a pizza local bem diferente da que comemos no Brasil, com uma massa bem fininha e sabores únicos. No momento do pedido, cometemos a gafe de perguntar se tinha como ser feita uma pizza com mais de um sabor (como de costume no Brasil), e fomos surpreendidos pela expressão de espanto do garçon.
O tratamento em geral foi muito bom. É claro que encontramos alguns italianos um pouco “mal humorados”, mas temos que considerar que isso se encontra em qualquer lugar.

Publicidade

Os dias longos do verão europeu também afetam nosso ritmo biológico. O anoitecer acontece por volta das 21 horas. E as altas temperaturas castigam os desacostumados. Fomos dormir às 2 da manhã para levantar três horas depois e pegar o trem para Bologna. Em seguida, iremos a Milão. Em breve teremos novas fotos, relatos e novidades para compartilhar.