Intercambista em trânsito, Ricardo Ruas conta mais sobre a experiência no Canadá:
Passada a primeira semana, e todas as novidades que chegaram, a segunda semana já se faz mais tranquila. Ainda tenho muito o que conhecer por aqui, mas agora já tenho colegas com quem divido experiências, com quem circulo pela cidade, com quem posso conversar. São pessoas de diferentes idades e nacionalidades. E tem até brasileiro. Mas como todos aqui tem o mesmo objetivo, quase não ouvi nada em português dos meus conterrâneos. Todos falam somente em inglês mesmo fora da escola, onde isso é regra. E isso é muito importante nesse processo de aprendizagem.
Com meus novos amigos, fui a pontos turísticos, a bares, pubs ou simplesmente circulei pelo metrô, para ouvir histórias de quem está em Toronto a mais tempo que eu. Dificilmente em outra oportunidade conheceria mais dos costumes japoneses, ou da rotina dos italianos.
Na minha turma de passeio somos (éramos, porque alguns já estão voltando para casa), dois brasileiros, um italiano, dois colombianos, quatro japoneses, um árabe, um francês e dois canadenses. Essa Torre de Babel é sinônimo de construção. Você fica mais forte, aprende que a vida é incrível e que o mundo é o quintal de sua casa. Aprende que quanto mais você se abre ao aprendizado, mais descobre que não sabe quase nada e acaba tendo mais “fome” de saber. Percebe que, apesar das diferenças culturais, tem muita gente bacana afim de relacionamentos, parcerias de longo prazo, mesmo com a distância geográfica existente.
Distância que fica para trás com o Facebook, por exemplo. Que além da possibilidade de contato diário, ainda dá a você a oportunidade de um reencontro futuro. É a chance de mais uma viagem!
Dicas sobre o Canadá
– Sim, aqui tem verão, mas também tem vento e as noites podem ser frias. A temperatura varia bastante. Na primeira semana peguei dias com 28ºC. Na semana seguinte fazia 8ºC em pleno meio-dia. Traga uma mala mesclada.
– Não se acanhe na escola. Aproveite para fazer amizades e sugira programas pós-aulas. Estudo das 9h às 14h15min, de segunda a sexta. Depois, hora de conhecer a cidade.
– O saneamento básico é de qualidade e você pode tomar água da torneira sem preocupação. Encho minha garrafa em casa, depois na escola. Assim, economizo.