• Carregando...
Gazeta do Povo no Maranhão: Parque dos Lençóis e Farol das Preguiças
| Foto:
Stock Photos
Parque dos Lencóis Maranhenses tem 155 mil hectares

No início desta semana, desembarquei em São Luís, no Maranhão, para uma viagem de cinco dias pelo estado da região Nordeste.

Depois de duas escalas (não existem voos diretos entre Curitiba e São Luís), e algumas horas de espera nos aeroportos de Brasília e Imperatriz (MA), desembarquei na capital maranhense na madrugada de segunda-feira (07). Três horas de sono depois, parti logo cedo, às 7 horas, para o município de Barreirinhas, porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. De ônibus, a viagem durou quatro horas.

Em Barreirinhas, fui conhecer os Lençóis. Distante 8 km do centro da cidade, só é possível entrar no Parque Nacional com um veículo 4×4 contratado direto na cooperativa de turismo. Tive sorte, com céu claro e 32°C de temperatura, o “deserto” surrealista foi uma das paisagens naturais mais bonitas que já vi.

Durante toda à tarde, percorri um minúsculo pedaço dos 155 mil hectares de Parque Nacional, mas valeu a pena. Subir as dunas – muitas com até 20 metros de altura – e descê-las rolando até cair nas lagoas de água doce, vale a viagem.

Na terça-feira (08)bem cedo o programa era um passeio de lancha no rio Preguiças, o maior da região, e que liga as cidades de Barreirinhas e Atins, ao oceano Atlântico. A principal atração é o farol das Preguiças, na comunidade de pescadores de Mandacaru. Com 35 metros de altura e 160 degraus, a vista privilegiada do Parque Nacional dos Lençóis é sensacional.

Voltamos para São Luís no fim da tarde de terça-feira. Nesta quarta (9), vamos conhecer o centro histórico da cidade e outros detalhes da capital nordestina que completa 400 anos no próximo dia 08 de setembro.

Continue acompanhando as notícias sobre a viagem a São Luís. Em breve, o caderno Turismo da Gazeta do Povo publica material completo sobre o destino. Não perca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]